Emanuel Pinheiro (MDB) é o primeiro prefeito da história de Cuiabá afastado por decisão judicial. Ele também é muito gestor que teve até o momento sete secretários afastados por conta de operações policiais e corre o risco de não terminar sua gestão em 2024.

Pinheiro perde o cargo, neste momento, após 8 operações policiais nas duas gestões como prefeito da capital.

Deflagrada na manhã desta terça-feira (19) pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), a operação decretou  busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e sua esposa Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, do Chefe de Gabinete Antônio Monreal Neto, da Secretária Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza e do Ex-Coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro.

As ações policiais atingiram as Secretarias de Saúde e Educação.

Relembre os gestores afastados:

O primeiro afastamento foi do então secretário de Saúde, Huark Douglas, em dezembro de 2018. O gestor foi alvo da Operação Sangria.

Seis meses depois, o secretário municipal de Educação, Alex Vieira, foi exonerado durante a Operação Overlap.

Ainda no âmbito da investigação, o procurador-geral do Município Marcus Brito também foi afastado por suspeita de favorecimento em esquema ilícito.

Posteriormente, o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, também foi exonerado. O afastamento se deu em virtude da Operação Overpriced, que apurava sobrepreço em compras realizadas pela SMS.

A gestão Emanuel também contabiliza o afastamento do então secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, que foi exonerado por irregularidades no sistema de semáforos inteligentes da Capital.

 

Relembre as operações

2017 1 – Operação Malebolge: PF/MPF inestigam Emanuel Pinheiro por envolvimento em esquemas de mensalinho delatado por Silval Barbosa

2018 2 – Operação Sangria: Polícia Civil/MPE inestigam esquemas na saúde.

2019 3 – Operação Overlap: Polícia Civil/MPE investigam esquemas na Educação e Procuradoria-Geral de Cuiabá

2020 4 – Operação Overpriced: Polícia Civil/MPE investigam esquemas no kit covid.

2021 5 – Operação Curare: PF/MPF investigam esquema de desvio de R$ 100 milhões na Saúde de Cuiabá.

2021 6 Operação Autofagia: PF/MPF apuram rachadinha na Saúde de Cuiabá.

2021 7 Operação Sinal Vermelho: Polícia Civil/MPE investigam esquema dos semáforos.

2021 8 Operação Colusão: PF/MPF apuram esquemas na Saúde de Cuiabá

2021 9 Operação Capistrum: Naco- MPE