O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que é contra receber a Copa América na capital mato-grossense diante da terceira onda da covid-19 e escassez de vacinas em todo país.  “Vivemos uma pandemia e o momento não é adequado em respeito aos milhares de óbitos e casos confirmados. Todos os gestores e classe política devem focar sua energia na aquisição de vacinas, vacinação total e tratamento das pessoas infectadas”.

O governo de Mato Grosso colocou a Arena Pantanal, em Cuiabá, à disposição para sediar a competição. As partidas serão realizadas sem presença de público. A Copa América tem início previsto para 13 de junho e final em 10 de julho.

Emanuel expôs a preocupação com a pandemia da covid-19, sobretudo, com a disseminação de novas variantes, mais contagiosas e agressivas. “Estamos na iminência de uma terceira onda da covid-19 e não podemos nos descuidar agora. Vejo com muita preocupação a realização da Copa América de Futebol nesse momento tão crucial em que novas variantes do vírus surgem a toda hora”.

Pinheiro disse ainda que se a decisão fosse da prefeitura, Cuiabá não sediaria os jogos neste momento. “ Eu sou contra. Vivemos uma pandemia, o momento não é adequado. Se coubesse a Cuiabá a decisão eu seria contrário, mas como não cabe eu apenas quero deixar registrado minha posição enquanto prefeito da capital”.

Cuiabá será uma das sedes da Copa América, que será realizada a partir de 11 de junho, no Brasil. A confirmação partiu do ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos em sua página no Twitter na noite de terça-feira (1).