O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) desafiou o governador Mauro Mendes (UB) a decidir sobre sua candidatura para reeleição nesta semana. Caso isso ocorra,  Pinheiro renuncia à prefeitura para enfrentar Mendes nas urnas em outubro. O comentário ocorreu nesta segunda-feira (28).

“Se ele {Mauro Mendes} falar ‘sou candidato’, aí eu vou, aí eu posso entrar no páreo. Se ele falar ‘não sou’, aí não tem problema. Aí meu candidato é Stopa para governador do Estado. Esse é o meu pensamento, é o que eu entendo”, disse.

Termina no sábado (2) o prazo para que detentores de cargos eletivos, que pretendem pleitear cargo distinto daquele que ocupa, se desincompatibilizarem. Este é o caso de Emanuel, prefeito da Capital, que ensaia se lançar na disputa ao Governo do Estado.

Mauro, no entanto, vem protelando esse anúncio e já deu sinais, inclusive, que pode guardar tal resposta até agosto, mês em que termina o prazo (20 de julho e 5 de agosto) para a realização de convenções partidárias.  Pinheiro cobra uma antecipação nesta decisão.

“Então ele tem que antecipar essa decisão dele. Ele falou que é dia 2 de abril, podia antecipar para sexta, para quinta.  […] se ele confirmar que ele é candidato, aí ele me coloca no páreo”, disse.

Pinheiro retornou nesta segunda ao comando da Capital após 14 dias de férias onde se dedicou para construir um projeto alternativo para enfrentar o governador nas urnas em outubro deste ano.

Emanuel já deu diversas declarações sobre seu descontentamento com a gestão do atual governador Mauro Mendes e afirmou que o Estado precisa de um modelo de gestão diferente.