Muita alegria de um lado, tristeza e decepção de outro. Esse foi o panorama ao final das apurações das eleições de segundo turno disputadíssimas deste ano, entre os candidatos Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB). Enquanto de um lado o atual prefeito chorava e se emocionava com uma vitória que considerou espetacular pela ‘virada’ na última hora, do outro lado, o candidato derrotado Abílio Júnior reclamava do jeito que perdeu, pediu dos novos colegas da Câmara, mais fiscalização sobre o prefeito e ainda disse que ‘não tem do que se envergonhar’.
Muito emocionado, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reeleito, declarou à imprensa que o resultado das urnas neste domingo (29) foi a resposta da população cuiabana que não quer trocar o certo pelo duvidoso.
Emanuel voltou a declarar seu amor por Cuiabá: “Não existem palavras para expressar a minha emoção de ser o prefeito reeleito da terra que eu nasci. Se eu pudesse entraria em cada lar de todos que moram em Cuiabá e daria, um abraço e um beijo em cada um. Eu amo essa cidade. Eu amo ser prefeito de Cuiabá. A população sentiu isso, não aventurou em não trocou o certo pelo duvidoso. Estou muito emocionado. Foi maravilhosa essa vitória, uma benção de Deus. A verdade venceu a mentira”, declarou à imprensa.
O prefeito eleito disse ainda que sua vitória representa a quebra de um paradigma por ser reeleição e lembrou que foi atacado por todos os ex-adversários nesta disputa. Emanuel venceu com 51,15% dos votos válidos, a disputa contra Abílio Júnior (Podemos) que teve 48,85% dos votos.
Abílio lamenta e diz que não tem do que se envergonhar
Por outro lado, o vereador Abílio Junior, que perdeu a disputa, tratou de fazer uma transmissão ao vivo em que admitiu a derrota para o atual prefeito. “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”, disse o parlamentar, citando a passagem bíblica de 2 Timóteo, capitulo 7, versículo 7-8.
Junto à esposa, Samantha Íris e ao filho recém-nascido, o vereador criticou a forma como o prefeito conquistou a reeleição, citando que a derrota dele pode ser considerada uma vitória. “Não vale a pena conquistar a vitória do jeito que vocês conquistaram”, avisou.
Ao dizer que fez sua parte durante os quatro anos de mandato e na campanha eleitoral, Abílio pediu para que a fiscalização sobre o atual prefeito continue. “O prefeito atual foi reeleito. Os novos vereadores, fiscalizem. A população, fique de olho”, pediu.
“Conseguimos derrubar várias inserções mentirosas na justiça, mas infelizmente muita gente acreditou”, disse Abílio que fez questão de agradecer os mais de 120 mil votos. “Saio de cabeça erguida, não tenho do que me envergonhar, lutei com todas as minhas forças”, enfatizou Abílio, que segue como vereador até o dia 31 de dezembro.
Abílio ainda criticou jornalistas que perguntaram sobre o apoio que recebeu de pessoas que respondem a processos de corrupção e o histórico da família dele de empregos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Confira o vídeo