O ano do Vasco em São Januário foi de pouquíssimo brilho, uma eliminação precoce e recorde negativo no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o time pode conquistar a vitória mais importante da temporada e se salvar do rebaixamento em seu estádio, contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). Ou, em caso de tropeço, ter mais uma queda para a Série B sob os olhos do torcedor.

Não foi por falta de apoio que o Vasco teve, até aqui, apenas 53% de aproveitamento jogando em seus domínios em 2023 (somando as vitórias do Carioca contra adversários bem mais frágeis). Afinal, os vascaínos lotaram a Colina em quase todas as partidas. Com a inédita sequência de derrotas entre maio e julho, entretanto, os gritos na arquibancada viraram protestos, principalmente contra o Santos e o Goiás, o fatídico revés que causou a interdição de São Januário por três meses.

Foi por isso, aliás, que a equipe fez o menor número de confrontos em seus domínios no século. No total, apenas 20. Dessa forma, precisou utilizar estádios como o Nilton Santos, o Luso-Brasileiro e o Maracanã, além do Kléber Andrade, em Cariacica, no Estadual.

Pior ano em número de derrotas

Mesmo com menos jogos, nem mesmo nos anos em que foi rebaixado o Vasco sofreu as sete derrotas desta temporada. Os algozes estão na lista abaixo. Além da baixa eficiência em São Januário, sofreu a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o ABC, após empate em 0 a 0 e derrota nos pênaltis. Após o alto investimento da SAF, aquela noite machucou muita gente no clube e baixou a confiança.

31/03 – 0 x 2 Athletic-MG (amistoso)
01/05 – 0 x 1 Bahia
14/05 – 0 x 1 Santos
22/06 – 0 x 1 Goiás
08/07 – 0 x 1 Cruzeiro
23/07 – 0 x 2 Athletico-PR
26/10 – 1 x 2 Internacional
28/11 – 2 x 4 Corinthians

Recuperação com Ramón Díaz e reforços

A virada nos números em casa ocorreu com a chegada de vários reforços e do técnico Ramón Díaz. Sob seu comando, foram cinco vitórias, um empate e três derrotas, sendo a mais recente no último jogo, para o Corinthians, que manteve o Vasco em situação difícil na tabela. Porém, no total, foram sete vitórias em 11 partidas como mandante. Nomes como Payet e Vegetti marcaram gols decisivos.

Assim, o aproveitamento deste recorte pode chegar a 70% em caso de triunfo sobre o Bragantino, no último ato de uma temporada atribulada e, mais uma vez, para se esquecer no Cruz-Maltino. (Jogada 10)