Em um jogo disputado na Arena Pantanal, o Cuiabá não passou do empate em 2 gols contra o Juventude na abertura da Série A de 2021. O Cuiabá saiu na frente com gol de Jonathan Cafu, mas sofreu a virada ainda no primeiro tempo. Aproveitando falhas incríveis da defesa do Dourado, o Juventude passou à frente no marcador com gols de Wescley e Matheus Peixoto. Elton, no final do segundo tempo marcou de cabeça e decretou o empate na Arena. Com esse resultado, o Dourado soma seu primeiro ponto na competição, mas deixa claro que ainda tem muito a melhorar para alcançar seu objetivo principal que é de permanecer na elite.

Neste duelo, a equipe comandada pelo técnico Alberto Valentim não realizou uma grande apresentação, mostrando deficiências no setor defensivo, falta de entrosamento e desorganização com a posse de bola, além de pecar na falta de ofensividade. Por outro lado, o Juventude que veio com a proposta de buscar ao menos um empate, se portou bem e soube explorar as falhas do Dourado, fazendo por merecer o resultado.

Primeiro tempo

Após um início morno, o primeiro tempo foi movimentado na Arena. O Cuiabá teve seu primeiro bom momento aos 8 minutos em jogada de contra-ataque. Clayson cobrou escanteio curto para Uendel, o lateral-esquerdo cruzou na área e Anderson Conceição cabeceou com perigo por cima do travessão. Quase o gol. A resposta do Juventude veio aos 16 minutos. Michel Macedo sai em velocidade pela direita e cruza na área. Alyson pega do outro lado, chuta de primeira, mas pega torto na bola.

Aos 28 minutos, o Cuiabá abriu o placar e emplacou o primeiro gol do Campeonato Brasileiro 2021. Jonathan Cafu tabela com Clayson, invade a área, corta a marcação e manda forte para o fundo do gol. Dourado 1 a 0.

Aos 37 minutos, o Cuiabá teve a chance de marcar o segundo gol. Em jogada de contra-ataque, Elton faz o corta luz para Rafael Gava que finaliza colocado de fora da área e manda à esquerda de Marcelo Carné, com perigo.

Duas falhas consecutivas da defesa do Cuiabá determinaram a virada do Juventude nos instantes finais do primeiro tempo. Na primeira delas, aos 42 minutos, Alyson recebe pela esquerda e cruza em direção a Wescley. Pepê erra o domínio e dá um verdadeiro passe para Wescley que chegou fuzilando, sem chances para o goleiro Walter. Tudo igual na Arena.

Três minutos depois, o Juventude virou em outra falha da defesa. Capixaba faz jogada individual pela direita e cruza rasante para a área. Matheus Peixoto antecipa a marcação e finaliza forte de primeira. Juventude 2 a 1.

Segundo tempo

Na segunda parte, o Cuiabá voltou mais determinado e tocando com rapidez, mas encontrava a defesa do adversário sempre bem posicionada. O primeiro bom momento do Dourado veio aos 12 minutos. Em cobrança de escanteio, Clayson levanta e Marllon cabeceia para o chão, mas a bola sobe muito. Chance desperdiçada.  Um minuto depois, o Juventude voltou a assustar. Guilherme Castilho lança para Chico, o meia chega antes do marcador e chuta no meio do gol, para boa defesa de Walter.

Aos 17 minutos, o Dourado voltou a chegar com perigo. João Lucas pega sobra na entrada da área e chuta forte, por cima do gol de Marcelo Carné. Aos 20 minutos o Cuiabá reclamou de pênalti em cima de Elton. João Lucas cruza da direita, Elton se abaixa para cabecear e acaba atingido na por Vitor Mendes. O Cuiabá reclama de um pênalti. O jogo ficou paralisado dois minutos para revisão do lance no VAR, mas nada foi marcado pela arbitragem.

Aos 41 minutos, quando o Cuiabá mostrava-se desorganizado e sem reação, brilhou a estrela do artilheiro Elton. Na jogada, Guilherme Pato recebeu lançamento na esquerda e cruzou na medida para o atacante cabecear da pequena área e deixar tudo igual na Arena: 2 a 2. O Dourado ainda tentou fazer pressão nos instantes finais, mas já era tarde e o jogo ficou nisso.

Próximos jogos

Após a sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá iniciará a preparação para um desafio de peso, na segunda rodada. Em jogo marcado para o dia 6 de junho (domingo), o Dourado vai ao Maracanã enfrentar o Fluminense em sua primeira ‘prova de fogo’ fora de casa, valendo pela segunda rodada do campeonato. A partida está agendada para às 10 horas (horário de MT). No mesmo dia mais tarde (17h15, de MT), o Juventude recebe o Athletico Paranaense no estádio Alfredo Jaconi.

Times

Cuiabá: Walter, Lucas Ramon (João Lucas), Marllon, Anderson Conceição e Uendel; Pepê, Rafael Gava (Guilherme Pato) e Camilo; Jonathan Cafú (Felipe Marques), Elton e Clayson (Rafael Elias); Técnico: Alberto Valentim.

Juventude: Marcelo Carné, Michel (Paulo Henrique), Vitor Mendes, Rafael Foster e Alysson; João Paulo, Guilherme Castilho e Wescley; Capixaba, Matheus Peixoto (Fernando Pacheco) e Chico (Marcus Vinicios). Técnico: Marquinhos Santos.