A Energisa agora é parceira da 13ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, ação realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública, que leva cidadania a populações ribeirinhas, muitas delas isoladas e distantes do alcance de serviços públicos essenciais.
A distribuidora de energia levará informações sobre consumo consciente, realizará a troca lâmpadas antigas por lâmpadas LED e cadastrará clientes no programa “Tarifa Social de Energia” por meio do projeto, “Nossa Energia”, que viaja todo o Estado.
Na última semana, os parceiros do projeto participaram de uma reunião que apresentou todo o cronograma do Ribeirinho Cidadão, que terá a abertura oficial na manhã do dia 28 de fevereiro, em Santo Antônio de Leverger.
Segundo o analista de Inovação da Energisa, Alex Fabiano Souza Silva, que acompanha os projetos de Eficiência Energética, esta é a primeira vez que a empresa participa da iniciativa.
“Somos parceiros do TJMT no projeto de inclusão social Araguaia Cidadão e agora surgiu a oportunidade de participarmos do Ribeirinho Cidadão. Na ação disponibilizaremos os serviços da unidade móvel do projeto ‘Nossa Energia’ e faremos o cadastro na tarifa social, a troca de lâmpadas antigas por lâmpadas LED e realizaremos uma apresentação teatral, que de maneira lúdica leva diversão e cultura para os moradores das comunidades ribeirinhas”, explica.
O juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antonio Bezerra Filho, destaca que a 13ª edição é mais uma oportunidade de servir à população que mais precisa.
“Temos uma missão pela frente que foi planejada, pensada e teremos alguns dias de desafios, mais de 50 comunidades pela frente e serviços para agregar ao nosso trabalho. O ‘Ribeirinho cidadão’ é essa força, cada um no seu campo de atuação. E a chegada de novos parceiros como a Energisa é importantíssimo. A mudança de fontes de energia e o trabalho de conscientização terão um impacto positivo na economia familiar das comunidades”, ressalta.
O caminhão do “Nossa Energia” estará da abertura do projeto no dia 28 de fevereiro, em Santo Antônio do Leverger, no dia 29, em Barão do Melgaço, dia 07 de março em Poconé e dia 22 de março em Santo Antônio do Leverger novamente.
Troca de lâmpadas – Para a troca só é preciso ir até o local onde a unidade móvel da Energisa está estacionada e levar lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas para serem trocadas pela mesma quantidade lâmpadas de LED novas. È possível trocar até 6 lâmpadas por residência, para ter acesso ao serviço gratuito é preciso ainda ter em mãos RG, CPF e uma conta de energia. Importante: podem participar clientes com baixo consumo de energia.
Cultura – Além de proporcionar serviços gratuitos a comunidade mato-grossense caminhão também dá forma a um palco para uma peça de teatro. Quem for ao local,em que o caminhão “Nossa Energia” está poderá assistir a um espetáculo teatral com conteúdo educativo de forma gratuita.
Tarifa Social – Para se cadastrar na Tarifa Social é precisa ter em mãos um documento pessoal com foto e uma conta de luz em seu nome. Além disso, é necessário que o cliente possua cadastro no Número de Identificação Social (NIS) em Mato Grosso e tenha renda per capita de até meio salário mínimo. Todos estes pré-requisitos são definidos pelo Governo Federal. Os pedidos passam por uma análise antes da confirmação do benefício. Mais informações sobre o benefício podem ser conferidas no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo endereço http://www.aneel.gov.br/tarifa-social-baixa-renda ou pelo endereço http://www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/sua-conta/tarifa-social.aspx.
O projeto – O “Ribeirinho Cidadão” leva serviços de justiça, cidadania e saúde à população de locais de difícil acesso e é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, em parceria com a Defensoria Pública. De acordo com o calendário, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março será realizada a etapa fluvial, e, logo depois, entre os dias 12 e 22 de março, a etapa terrestre.