“O Brasil acaba perdendo se não tomarmos um rumo de trabalho para a pesca. Precisamos de um grupo de trabalho que envolva o setor e que ajude a construir uma política nacional. Isso é fundamental para um estado como Mato Grosso que possui três das 12 bacias hidrográficas do país: Paraguaia, Araguaia e Amazônica, portanto, com muitas cidades impactadas economicamente pela pesca”, explica Coronel Assis.
O ministro André de Paula informou que a pasta irá elaborar o Programa Nacional de Pesca Esportiva e que, para isso, ainda este ano o Ministério irá participar dos principais campeonatos de pesca esportiva do Brasil ao realizar Workshops nestes eventos para promover discussões e construir políticas. “Vamos criar a rota de campeonato da pesca para fomentar o turismo. Estados como Mato Grosso e Amazonas estão nesta rota. A pesca esportiva envolve mais dois ministérios, o do Meio Ambiente e o do Turismo, pois é preciso respeitar as normas ambientais e incentivar o turismo”, destaca.
O secretário Jefferson Preza avaliou a reunião como positiva. “O ministro foi muito receptivo e juntamente com os secretários de Recife, Amazonas, Ceará e Paraíba, e o deputado federal coronel Assis, tratamos de uma unificação de uma regulamentação do turismo de pesca esportiva, que é um segmento muito forte em todos os estados do País, mas em especial aqui no Centro-Oeste”.
O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, saiu entusiasmado da reunião. “Viemos articular para fortalecer o segmento de pesca esportiva e fortalecer a geração de emprego e renda. É importante que estados como Mato Grosso e Amazonas atuem em conjunto”, ressalta.
Em Mato Grosso, municípios como Cáceres, Barra do Bugres, Acorizal, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Campinápolis e Porto Estrela, são onde ocorrem festivais de pesca já consolidados.
Também participaram da reunião a secretária de Turismo do Ceará Yrwana Albuquerque Guerra, a secretária de Turismo e desenvolvimento Econômico, Rosália Borges e a secretária de Turismo de Recife, Cacau de Paula.