No programa eleitoral desta segunda-feira (9), o candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral, da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, apresentou proposta para baratear as contas de luz e gerar emprego e renda nos bairros da capital a partir da energia solar. O compromisso é apoiado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Segundo Lúdio, em parceria com o Governo Federal, serão construídas 20 mil casas populares, todas com placas fotovoltaicas. A proposta inclui a criação de cooperativas para a instalação do equipamento e a gestão da energia. “Nos bairros, vamos organizar cooperativas que montem as placas, capacitando as pessoas da própria comunidade”, ressalta Lúdio no vídeo.
Diante das sucessivas ondas de calor que vêm se repetindo na capital, conhecida como uma das mais quentes e secas do Brasil, a iniciativa vai garantir conforto térmico e dignidade às famílias, possibilitando o uso de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e umidificadores de ar.
Além disso, conforme destacado por Silveira em vídeo, a proposta fortalecerá pequenos empreendimentos, resultando em mais emprego e renda. “Nós vamos ajudar o Lúdio a colocar em prática a promessa e o compromisso de fornecer energia solar para a população de interesse social, além de fortalecer a economia de Cuiabá.”
Viabilidade
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou a marca de 15 gigawatts (GW) de potência operacional nas grandes usinas solares. Desde 2012, o segmento já trouxe mais de R$ 64,3 bilhões em novos investimentos em todo o país e gerou mais de 452,5 mil empregos verdes acumulados, além de proporcionar cerca de R$ 21,3 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.
Para a Absolar, é plenamente possível aumentar significativamente a participação das fontes renováveis na matriz elétrica brasileira, mantendo a confiabilidade, segurança e estabilidade, bem como assegurando o equilíbrio técnico e econômico da expansão e operação do sistema elétrico do Brasil.
Todas essas questões foram consideradas no Plano de Governo Participativo de Lúdio Cabral, que prevê ainda a instalação de usinas de geração de energia fotovoltaica para abastecer prédios públicos e para a iluminação das ruas, praças e demais espaços e equipamentos públicos do município.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.