A prévia da final da Copa do Brasil teve domínio do Palmeiras, reação do Grêmio e empate por 1 a 1 na noite desta sexta-feira, no Allianz Parque, na abertura da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do placar magro, construído com gol de Raphael Veiga, no primeiro tempo, e de Diego Souza, no fim do segundo, o jogo foi bom e só não teve mais gols porque os goleiros Weverton e Vanderlei tiveram atuações inspiradas.

O Verdão teve amplo domínio das ações (principalmente no primeiro tempo) e apagou a impressão ruim deixada pela atuação contra o River Plate, na terça, que levou o time à final da Libertadores apesar da derrota. O Tricolor mostrou poder de reação e melhorou com as substituições de Renato Portaluppi. Os rivais decidem a Copa do Brasil em 11 e 17 de fevereiro, mas até lá ainda lutam pelo Brasileirão.

Melhores momentos: Palmeiras 1 x 1 Grêmio, pela 30ª rodada do Brasileirão

Como fica?

O empate leva o Palmeiras aos 48 pontos, ainda em sexto lugar, enquanto o Grêmio vai a 50 e ultrapassa o Flamengo – que enfrenta o Goiás na segunda-feira e pode retomar a quarta posição.

O toque do artilheiro

Enquanto Rony e Luiz Adriano brilham na Libertadores, quem dita o ritmo do Palmeiras no Brasileirão é Raphael Veiga. O meia chegou a nove gols e virou artilheiro do time na competição – agora dando uma vitória que deixa o Verdão vivo na busca pelo título.

Gol do Palmeiras! Raphael Veiga aproveita a sobra na área e faz, aos 32 do 1ºT

Primeiro tempo

Foi um passeio do Palmeiras, que entrou com time quase todo titular, dominou um Grêmio apático e teve 11 finalizações – quase todas muito perigosas. Três delas foram na trave, com Rony, Willian e Breno Lopes, enquanto o Tricolor gaúcho só conseguiu dar seu primeiro chute aos 27 minutos, com Pepê.

Ligadíssimo e tentando dar uma resposta depois da atuação ruim contra o River Plate, na Libertadores, o Verdão teve mais fome, roubou bolas no campo do adversário e chegou ao gol numa dessas jogadas, que começou num desarme de Willian e terminou com Raphael Veiga pisando na área e completando para o gol um passe de Viña. O 1 a 0 saiu barato para o Grêmio, que poderia ter sido goleado.

Willian recebe na entrada da área e chuta colocado, no alto. A bola explode na trave novamente, com Vanderlei apenas olhando, aos 24 do 1ºT

Willian recebe na entrada da área e chuta colocado, no alto. A bola explode na trave novamente, com Vanderlei apenas olhando, aos 24 do 1ºT

Segundo tempo

O Grêmio voltou mais organizado e até esboçou uma pressão no início, com chute de Pepê bem defendido por Weverton. Com o passar do tempo, porém, o domínio voltou para o lado do Palmeiras, que teve mais espaços deixados pelo rival para atacar e criou na velocidade de Rony, Breno e Willian. O Bigode, aliás, travou duelo particular com Vanderlei, exigindo duas ótimas defesas do goleiro do Grêmio – uma delas num lindo voleio na área. Abel Ferreira, com sua “gestão de energia” do elenco, trocou Rony por Luiz Adriano e Empereur por Kuscevic, enquanto o Tricolor lançou Pinares na vaga de um apagado Thaciano e depois Maicon no lugar de Matheus Henrique. No fim, Diego Souza quase empatou, mas parou em grande defesa de Weverton. Logo depois, de cabeça, decretou o empate no Allianz Parque. E quase conseguiu a virada, em cobrança de falta no ângulo que Weverton buscou.

Diego Souza cobra falta, por cima da barreira, e Weverton voa no ângulo, aos 48 do 2ºT

Raphael Veiga, meia do Palmeiras, comemora gol marcado contra o Grêmio

Raphael Veiga, meia do Palmeiras, comemora gol marcado contra o Grêmio (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Próximos jogos

O Palmeiras continua sua maratona na próxima segunda-feira: é dia de clássico contra o Corinthians, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, em jogo atrasado da 28ª rodada do Brasileirão. Já o Grêmio recebe o Atlético-MG na próxima quarta-feira, às 19h15, na Arena, pela 31ª rodada. (Globo Esporte)