Em confronto direto no Z-4, o Botafogo venceu o Coritiba de virada, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Couto Pereira, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa saiu na frente com Neílton, no primeiro tempo, mas o Alvinegro buscou a vitória com dois gols de Pedro Raul, um com leve desvio de cabeça e outro de pênalti marcado pelo VAR. O árbitro de vídeo entrou em ação novamente no fim, marcou pênalti para o Coritiba, mas Sabino isolou. O Botafogo deixa a lanterna e passa o próprio Coxa, que agora é o penúltimo.

1º tempo

Rafinha e Honda, Coritiba x Botafogo

Rafinha e Honda, Coritiba x Botafogo (Foto: Matheus Sebenello/NeoPhoto)

A situação na tabela fez os times entrarem ligados. Tanto que o Coritiba ameaçou já com 30 segundos, em batida de Giovanni Augusto por cima. O Botafogo logo respondeu, aos três minutos, com Forster mandando pra fora. O jogo seguiu nesse lá e cá. O Coxa assustou com Rhodolfo e Giovanni Augusto, ambos de cabeça, enquanto o Alvinegro chegou com Pedro Raul obrigando Wilson a espalmar.

O Coritiba cresceu, Neílton chutou de fora para defesa de Diego Cavalieri. Logo depois, o próprio Neílton abriu o placar, aos 26. Ele recebeu na área, bateu para defesa do goleiro e aproveitou o rebote. Aos 35, Pablo Thomaz ficou na cara do gol, e Cavalieri evitou o segundo do Coxa. O Botafogo quase empatou aos 40, em falta cobrada por Honda.

2º tempo

A segunda etapa demorou para esquentar, mas depois pegou fogo. O Botafogo ameaçou aos 10, em chute de Pedro Raul que desviou e deu trabalho para Wilson. O Coritiba teve a chance de ampliar aos 25. Kalou errou na defesa, Rafinha disparou com liberdade, mas não chutou e tentou o passe, permitindo a recuperação do próprio Kalou. No estilo “quem não faz…”, o Botafogo respondeu com o empate, aos 29. Cícero cruzou, Pedro Raul raspou a bola de cabeça, e ela parou no canto. Aos 32, Rhuan teve chance incrível para virar. Aos 35, o VAR indicou pênalti em toque de mão de Matheus Sales na área. Pedro Raul cobrou e fez o segundo do Botafogo. O jogo caminhava para o fim, quando o VAR apontou pênalti para o Coritiba, aos 45, em lance entre Kevin e Robson. Sabino foi para a cobrança, mas isolou e mandou por cima.

Olha o VAR, parte 1

Pênalti para o Botafogo! Após escanteio, Forster arremata. A bola desvia no braços de Matheus Sales, aos 33 do 2º tempo

Pênalti para o Botafogo! Após escanteio, Forster arremata. A bola desvia no braços de Matheus Sales, aos 33 do 2º tempo

O árbitro de vídeo chamou Luiz Flavio de Oliveira aos 33 minutos para avaliar um toque de mão de Matheus Sales, do Coritiba, ao dar um carrinho para desviar o chute de Rafael Forster. Lance checado, e a arbitragem apontou o pênalti, que Pedro Raul cobrou e virou o placar.

Olha o VAR, parte 2

Pênalti para o Coritiba! Com instrução do VAR, a arbitragem aponta pênalti, aos 45 do 2º tempo

Pênalti para o Coritiba! Com instrução do VAR, a arbitragem aponta pênalti, aos 45 do 2º tempo

Aos 45 minutos do segundo tempo, Robson tentou buscar um cruzamento que ia passando pela área e caiu na disputa com Kevin. O árbitro inicialmente marcou falta fora da área, mas depois indicou pênalti ao receber orientação pelo ponto – ele não chegou a checar no vídeo.Na Central do Apito, o comentarista Sandro Meira Ricci avaliou que o árbitro Luiz Flavio de Oliveira errou ao marcar o pênalti. Sabino cobrou, mandou por cima do gol e o Coritiba desperdiçou a chance de empatar o jogo no fim.

Como fica

O Botafogo quebrou um jejum de 12 jogos, sendo sete derrotas seguidas, e saiu da lanterna. O Alvinegro agora é o 18º, com 23 pontos. Já o Coritiba chega a sete partidas sem ganhar e cai para penúltimo, com 21 pontos.

Agenda

Coritiba volta a jogar no sábado, quando encara o Atlético-MG, às 17h (de Brasília), no Mineirão. Já o Botafogo pega o Corinthians no domingo, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos. Os jogos são válidos pela 27ª rodada do Brasileirão. (Globo Esporte)