O Internacional está classificado para as oitavas de final da Sul-Americana. Em uma noite iluminada de Rodrigo Dourado, autor de um hat-trick no Beira-Rio, o Colorado recebeu o 9 de Outubro, do Equador, nesta terça-feira (24), e goleou por 5 a 1. Quiñónez, contra, e o jovem Estevão, que saiu do banco de reservas, completaram o triunfo dos colorados, enquanto pelo lado dos equatorianos, Caicedo anotou o gol de honra. Com o resultado, o Inter encerra a fase de grupos da liderança do Grupo E de forma invicta.
O Inter garantiu a vaga no mata-mata após encerrar a primeira fase na liderança do Grupo E, com 12 pontos. Ao todo, o Colorado somou três vitórias e três empates na competição.
O 9 de Outubro, por sua vez, vive uma temporada nada satisfatória. Os equatorianos entraram em campo já eliminados da Sul-Americana e encerraram a participação na lanterna do Grupo E, com quatro pontos. Além disso, o clube é o último colocado do Campeonato Equatoriano, com oito pontos em 14 partidas.
O jogo
O Internacional não fez um grande primeiro tempo, apesar de criar mais oportunidades e abrir o placar logo aos oito minutos, com Rodrigo Dourado. O Colorado viu os adversários deixarem tudo igual apenas dois minutos depois, após um erro na saída de bola do lateral-esquerdo Renê. Os donos da casa até criaram oportunidades de retomar a vantagem na primeira etapa, mas pararam em boas defesas do goleiro Recalde.
Na volta do intervalo, o Inter manteve a pressão ofensiva e logo aos três minutos, Rodrigo Dourado anotou o segundo do jogo após cruzamento de Taison. O Colorado seguiu no ataque e tudo ficou ainda mais tranquilo quando Becerra deixou o 9 de Outubro com um jogador a menos.
Quiñónez, que entrou para reforçar o sistema defensivo dos equatorianos após a expulsão, desviou a bola para a própria rede, aos 20 minutos. Não demorou muito e a estrela de Rodrigo Dourado brilhou mais uma vez. Em nova cobrança de escanteio, o volante subiu mais que a zaga adversário e anotou o hat-trick. Nos minutos finais, ainda teve tempo para o jovem Estevão garantir a goleada por 5 a 1.
INTERNACIONAL 5×1 9 DE OUTUBRO
6ª rodada do Grupo E da Sul-Americana
Data e horário: 24/5/2022, terça-feira, às 21h30
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
INTERNACIONAL: Daniel; Bustos (Heitor, aos 34′ do 2t), Bruno Méndez, Vitão e Renê; Rodrigo Dourado (Gabriel, aos 34′ do 2t), De Pena, Edenilson, Mauricio (Taison, aos 35′ do 1t) e Wanderson (Estevão, aos 25′ do 2t); David (Matheus Cadorini, aos 25′ do 2t). Técnico: Mano Menezes
9 DE OUTUBRO: Recalde; Medina, Becerra, Cisneros e Mina; Vernaza, Esterilla, Mojica (Orlin Quiñónez, aos 16′ do 2t), Chávez (Saltos, aos 39′ do 2t) e Mauro da Luz; Caicedo. Técnico: Juan Carlos León.
Gols: Rodrigo Dourado, aos 8′ do 1t (1-0); Caicedo, aos 10′ do 1t (1-1); Rodrigo Dourado, aos 3′ do 2t (2-1); Orlin Quiñonez, aos 20′ do 2t (3-1); Rodrigo Dourado, aos 30′ do 2t (4-1); Estevão, aos 37′ do 2t (5-1)
Árbitro: Yael Falcón (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro (ARG) e Pablo Gonzalez (ARG)
Cartões amarelos: Chávez (9OT)
Cartão vermelho: Becerra (9OT) (Jogada 10)