O Atlético contou com a dupla de artilheiros para derrotar o Fortaleza por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena MRV, pela 31ª rodada do Brasileirão. Paulinho e Hulk foram os responsáveis pela vitória que fez o Galo dormir no G-4 do campeonato. O camisa 10 alvinegro abriu a contagem para os donos da casa, aos 15 minutos de jogo. Lucero deixou tudo igual com um chute de fora da área, no fim da primeira etapa. No segundo tempo, Paulinho e Hulk deram números finais ao placar. Depois de derrotar Bragantino e Fluminense, o Galo conquistou a terceira vitória seguida no Brasileirão.
Artilheiro da Arena MRV, Paulinho chegou a oito gols marcados no estádio em sete jogos disputados. Foram dele dois dos três gols do Atlético na partida. Ao comemorar o primeiro, o atacante repetiu o gesto de Reinaldo, com o punho cerrado, fazendo referência ao mês de Consciência Negra. De quebra, Paulinho colou em Tiquinho Soares na briga pela artilharia do Brasileirão e também encostou no parceiro Hulk no topo do ranking de goleadores do Galo no ano.
Primeiro tempo
O Atlético começou o jogo mais agudo que o Fortaleza, saindo na frente aos 16 minutos. Rubens fez cruzamento da esquerda e Paulinho desviou, batendo de primeira para fazer 1 a 0. Mas os visitantes melhoraram após algumas tentativas falhadas do Galo. Thiago Galhardo esteve perto de empatar o jogo em disparo de curta distância, mas o goleiro Éverson. Até que, num contra-ataque, veio o gol de fato: Escobar tocou para Lucero, que entrou em velocidade e chutou no canto, fazendo o gol da igualdade no marcador.
Segundo tempo
Mas, na segunda etapa, o Atlético voltou melhor e conseguiu tomar a dianteira nos primeiros minutos. Após bela enfiada de bola para Hulk, ele cruzou na medida para Paulinho fazer 2 a 1, marcando assim seu 15º gol no campeonato e o oitavo na recém-inaugurada Arena MRV. E a vantagem aumentou logo na sequência, após um pênalti cometido por Tobias. Hulk cobrou e fez 3 a 1. Aliás, o camisa 7 até poderia ter feito a vitória virar goleada, mas parou nas mãos de João Ricardo. Embora ainda tentasse algumas finalizações e lançamentos na área, o Fortaleza não conseguiu uma reação, o que garantiu a festa do ascendente Atlético Mineiro no campeonato.
Como fica
Com o resultado, o Atlético aparece, momentaneamente, em 4º lugar, com 52 pontos depois de 31 jogos disputados no Brasileirão. O Galo tem a mesma pontuação do Bragantino, mas leva vantagem no número de vitórias (15 contra 14). O time paulista enfrenta o Goiás, nesta quinta-feira, em Goiânia. O Fortaleza ocupa a 9ª posição da tabela, somando 42 pontos e com dois jogos a menos em relação à maior parte dos concorrentes.
ATLÉTICO 3×1 FORTALEZA
31ª rodada do Brasileirão
Data e horário: 01/11/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
ATLÉTICO: Éverson; Saravia (Pedrinho, 50’/2ºT), Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho (Igor Gomes, 45’/2ºT) e Rubens (Pavón, 39’/2ºT); Paulinho (Edenilson, 39’/2ºT) e Hulk (Carlos Eduardo, 45’/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Tobias e Escobar (Dudu, 21’/2ºT); Zé Welison, Caio Alexandre (Marinho, 21’/2ºT) e Pochettino (Lucas Crispim, 31’/2ºT); Yago Pikachu (Pedro Rocha, 21’/2ºT), Lucero e Thiago Galhardo (Machuca, 34’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Cartões amarelos: Escobar, Pedro Rocha (FOR)
Gols: Paulinho, 16’/1ºT (1-0); Lucero, 44’/1ºT (1-1); Paulinho, 11’/2ºT (2-1); Hulk, 16’/2ºT (3-1) (GE/Jogada 10)