Após quatro derrotas seguidas, o Botafogo deu, enfim, uma alegria ao seu torcedor.  Na noite deste sábado (23), no Nilton Santos, que recebeu público pequeno (pouco mais de 8 mil), o Fogão venceu o Athletico-PR por 2 a 0.  O jogo foi pela 19ª rodada da Série A. Erison e Jeffinho fizeram os gols. O jogo também marcou a reestreia de Luis Henrique com a camisa do Botafogo. Ele entrou aos 33 da etapa final na vaga de Jeffinho, que fez ótimo jogo e saiu ovacionado.

O Athletico sonhava com um bom resultado para assumir o segundo lugar. Mas, com a derrota, parou nos 31 pontos, em quinto lugar. Com isso, o Fogão pulou para 24 pontos, em 11º lugar.

Primeiro tempo

Os 45 minutos iniciais foram muito bons. O Athletico começou melhor, com duas ótimas chances antes dos dez minutos.  A melhor foi uma cabeçada de Hugo Moura que Gatito mandou para escanteio. Mas o Botafogo começou a entrar no jogo a partir de uma chute de Lucas Fernandes que foi na trave de Bento.

Animado, o Bota quase marcou numa finalização de Erison, mas Bento fez excelente defesa. Aos 18, chegou ao gol. Jeffinho passou com extrema facilidade por Orejuela e cruzou. Na confusão a bola sobrou para Erison bater e fazer belo gol. Antes do intervalo cada time teve uma chance, mas sem sucesso.

Segundo Tempo

O Athletico voltou com Khellven (no lugar de Orejuela) e Vitor Bueno (no lugar de Canobbio). A ideia de Felipão era arrumar o lado direito do time. Até deu uma melhorada. Mas o time começou a ter alguns erros em saídas de bola. Numa delas, Hugo Moura armou o ataque do Botafogo que terminou com a grande jogada individual de Jeffinho.  Um golaço para fazer 2 a 0.  O jogo ficou um pouco mais aberto, mas com raras chances de gol para cada lado. E o Botafogo, enfim, celebrou uma vitória. Mas foi apenas a terceira como mandante em nove jogos nesta Série A.

BOTAFOGO 2 x 0 ATHLETICO

19ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 23/07/2022
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 8.105
Público pagante: 7.463
Renda: R$ 203.630,00
BOTAFOGO: Gatito; Daniel Borges (Saravia, aos 33′ do 2ºT), Mezenga, Philipe Sampaio e Fernando Marçal; Tchê Tchê, Lucas Piazon e Lucas Fernandes (Patrick de Paula, aos 28′ do 2ºT); Eduardo, Jeffinho (Luis Henrique, aos 331 do 2ºT) e Erison (Matheus Nascimento, aos 33′ do 2ºT). Técnico: Luís Castro.
ATHLETICO: Bento; Orejuela (Khellven, no Intervalo), Matheus Felipe, Thiago Heleno (Nico Hernandes, aos 17′ do 2ºT) e Abner (Vitinho, aos 17′ do 2ºT); Hugo Moura, Fernandinho (Erick, aos 17′ do 2ºT), Terans; Rômulo e Canobbio (Vitor Bueno, no Intervalo) e Pedrinho. Técnico: Felipão.
Gols: Erison, aos 18′ do 1ºT (1-0); Jeffinho, aos 9′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Terans (ATH) (Jogada 10)