Pelo menos seis decolagens de areonaves de pequeno e até cinco aterrisangens foram canceladas ou adiadas, nas primeiras horas desta quinta-feira (2), por causa do excesso de neblina e reduzida visibilizade,  no Aeroporto Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande.

Isso ocorreu por causa da variação térmica de variação térmica de 12 graus Célsius até 15 graus Célsius, segundo o Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

As variações de temperatura,  entre mínimas e máximas, continuarão ocorrrendo, nos próxmos dais. Na projeção do CPTEC, deve acontecer pelo menos até a próxima terça-feria,  dia 7 de junho.

A assessoria da Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de Mato Grosso  informou que  companhias aéreas de grande porte, responsáeis pelos maiores voos comerciais, não registraram  qualquer  cancelamento ou mesmo atraso.

 

Para os pequenos aviões, os cancelamentos de pousos e decolagens ocorreram por causa da mudança climática, onde a temperatura chegou a 17 graus Célsius, em Várzea Grande,  contra os 36 graus da tarde anterior.

As pequenas aeronovas, principalmente fretadas (táxi aéreo) e particulares, são responsáveis por mais de 70% do movimento registrado, diariamente, no Aeroporto Marechal Rodon. As distâncias quase continentais e a dificuldade de acesso leva aos que têm pressa e condições financeiras, a optar pelo transforte aéreo, em detrimento de demoradas viagens de ônibus ou de carro.