Trinta e nove crianças com idades inferiores a 10 anos morreram em Mato Grosso por contaminação do novo coronavírus. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e abrangem o período de março de 2020, quando a pandemia passou a ser reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) até o dia 6 de janeiro de 2020.
De acordo com os dados do Painel Interativo da Covid-19, até o momento, já foram registrados 11.918 casos de coronavírus entre crianças menores de cinco anos. Deste total, 11.748 estão curadas e 34 foram a óbitos em decorrência da doença. Um percentual de 0,06% das crianças dessa faixa etária que foram a óbito tinham comorbidades, o que contribuiu para o agravamento da doença.
Há ainda 10.047 crianças de 06 a 10 anos com casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Deste total, 9.926 estão curadas e cinco foram a óbito. Um percentual de 0,06% das crianças dessa faixa etária que foram a óbito tinham comorbidades.
Entre às duas faixas etárias, o total de crianças contaminadas correspondem a 21.965, ou seja, quase 22 mil crianças tiveram Covid-19.
Vacinação
O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira (5) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no Plano Nacional de Operacionalização deve começar em janeiro deste ano com intervalo de dois meses (oito semanas) entre a primeira e a segunda dose.
A orientação do governo federal é que os os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização, mas, não haverá exigência da prescrição médica para realizar a vacinação.
Ainda foi informado que a vacinação de crianças vai acontecer de forma decrescente e priorizará grupos com deficiência permanente ou comorbidades, além de crianças que vivem no lar com pessoas com alto risco de evolução grave de Covid-19.
Nas crianças sem comorbidades será realizada a imunização por faixa etária:
– De 10 a 11 anos;
– De 8 a 9 anos;
– De 6 a 7 anos;
– De 5 anos.