Aos moldes dos eventos desenvolvidos como espaço de interação entre agentes da cadeia produtiva da música e de reflexão sobre arte e mercado, entre os dias 3 e 5 de março acontece a Feira da Música de Mato Grosso (FeMus-MT), no Centro Cultural Casa Cuiabana, visando estimular o ambiente de negócios da música. Com agenda aberta ao público, a ação inclui palestras, debates, exibição de videoclipes e documentários musicais.

Reunindo profissionais de todos os setores da indústria musical, como artistas, músicos, programadores, estudantes, empresários, técnicos, jornalistas e apaixonados por cultura, a programação contemplará ações como Showcases e Rodada de Negócios com convidados do mercado musical e artistas que serão selecionados por meio de chamamento anterior ao evento.

Idealizadora da feira, a produtora cultural com foco no segmento musical, Larissa Sossai explica que o evento segue a prática de um circuito consolidado não só no Brasil, mas no mundo. “Feiras e conferências musicais são importantes ambientes para se compreender o novo mercado, indústria e as constantes transformações do cenário musical”, ressalta. Entre as mais importantes dos circuitos nacional e internacional, que inspiram o evento mato-grossense, ela destaca a SIM SP (SP), FORMEMUS (ES), FIMSUL (PR), TUM CULT (PR), MIL Lisboa, Womex (DE), SXSW e FIMPro.

De acordo com Silvana Cordova, coordenadora geral do Festival Vambora, a realização da Feira da Música cria um formato diferenciado dentro do Festival. “Precisamos destacar que esta ação não se resume apenas em apresentações artísticas para o público consumidor, mas também em ampliar a prospecção das tendências do mercado da música para seus profissionais”, salienta.

Contando com uma rede de apoio, Larissa explica que o objetivo dos organizadores da FeMus MT é promover a inserção da região mato-grossense nesse circuito, fomentar novos negócios e intercâmbio profissional dos artistas e agentes da cultura mato-grossense.

“Diante da inovação constante do circuito musical brasileiro, esperamos com essa iniciativa promover networking e novos negócios para artistas da região mato-grossense e abrir caminho para que eles possam circular por festivais de música de outras localidades”, explica. Larissa também está à frente da produção executiva da Lambuza Musical, que é realizadora da feira ao lado do Movimento Vambora.

A Feira da Música é realizada pelo Movimento Vambora, com o patrocínio do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), com apoio cultural do Sebrae, Sicredi, Assembleia Social e Bateras Beat.

A programação completa será divulgada em breve, mas alguns nomes do circuito nacional já confirmaram presença, como Barral Lima (MG), produtor artístico e musical, compositor e baixista, que trabalhou em inúmeros projetos fonográficos e shows e Amanda Bittar (SP), que atua no ecossistema da cultura há 11 anos como gestora de comunicação e produtora, além de agentes culturais de Mato Grosso do Sul, interior de Mato Grosso, Belém do Pará e São Paulo.

Para acompanhar as divulgações da FeMus MT é só seguir o instagram do Movimento Vambora: @vambora.mt e da Feira: @femusmt

Serviço:

FeMus MT – Feira da Música de Mato Grosso

Local: Casa Cuiabana

Dias: 03 a 05 de março de 2023

Horário: A partir das 14h

Canais de Comunicação: @femusmt @vambora.mt