Neste 4 de agosto de 2023, Deyverson completa um ano de Cuiabá. Na mesma data, no ano passado, o atacante era anunciado como um dos grandes reforços nos 21 anos do clube e dava início a uma relação com altos e baixos, mas que atualmente é de plena harmonia.

Conhecido como personagem “folclórico” do futebol brasileiro, Deyverson chegou com discurso de buscar mudança para focar no campo. Não demorou para provar a que veio e terminou a temporada de 2022 como artilheiro da equipe no Brasileirão, com seis gols, e fundamental na permanência do Dourado na elite.

Apesar disso, este ano reservaria turbulências no percurso. Por lesão no tornozelo, o centroavante perdeu o início do Mato-grossense mas, mesmo fora de campo, não saiu dos holofotes. Foi multado no fim de janeiro por comemorar título do Palmeiras na Supercopa e cogitou rescindir contrato.

Em meio ao caos, surgiu o interesse do Coritiba, à época comandado por António Oliveira, na contratação do atacante, mas a diretoria auriverde fez jogo duro e afirmou que só o liberaria mediante pagamento da multa de R$ 20 milhões.

Deyverson e António Oliveira se abraçam na comemoração do gol do Cuiabá contra o Cruzeiro — Foto: Gilson Junio/AGIF

Deyverson e António Oliveira se abraçam na comemoração do gol do Cuiabá contra o Cruzeiro — Foto: Gilson Junio/AGIF

Após estrear nesta temporada, em fevereiro, ele voltaria a ficar de fora dos relacionados, sob pretexto de desgaste muscular. O próprio atleta viria a público desmentir a versão e evidenciaria crise com a diretoria.

Arestas aparadas, era momento de voltar a ser o Deyverson da chegada ao clube. Foi importante na conquista invicta do estadual e chegou a enfrentar seca de gols no começo do Brasileirão, superada após o retorno de António Oliveira, considerado pelo próprio atacante como seu “padrasto”.

O elo familiar devolveu o poder de decisão ao camisa 16: sete gols nos últimos dez jogos na Série A, números que colocaram o nome de Deyverson na história como maior artilheiro do clube na elite do futebol nacional, com 13 gols atualmente.

Obviamente a irreverência não foi deixada de lado. Inúmeras foram as entrevistas e os momentos que viralizaram na internet. Até música em sua homenagem foi lançada e rapidamente virou hit.

Ao todo, Deyverson tem 41 jogos pelo Dourado e 18 gols marcados. A expectativa é que a união dure ainda mais tempo, deixe novos capítulos e aumente a idolatria da torcida auriverde com seu xodó. (GE)