Na raça, o Flamengo foi até a Vila Belmiro, neste sábado (2), e saiu com a vitória sobre o Santos, por 2 a 1. O jogo, pela 15ª rodada da Série A, teve o Rubro-Negro melhor na primeira etapa e equilíbrio e muitas faltas na etapa final. O Mengo, com vários reservas (alguns poupados para o jogo pela Libertadores na quarta-feira, contra o Tolima), saiu na frente com belo gol de Pedro. Na etapa final, Zanocelo empatou em frango do goleiro Santos. Mas Gabi, que entrou no segundo tempo, fez o tento da vitória. A vitória foi muito celebrada pelos jogadores ao fim da partida.
O resultado foi excelente para o Flamengo, que chega aos 21 pontos, subindo para a sétima posição. O Peixe, com 19, está em oitavo lugar e ainda pode perder mais até quatro posições no fim da rodada.
Primeiro tempo
O Rubro-Negro fez um jogo inteligente, variando jogadas pelos flancos: Matheuzinho/Marinho/Everton Ribeiro pela direita; Vitinho/Ayrton pela esquerda. Pelo centro o time dependia de raros avanços de Vitor Hugo, que trabalhou como volante ao lado de Tiago Maia. Teve duas boas chances. Na primeira, Everton Ribeiro foi ao fundo e cruzou para Pedro fazer 1 a 0. Na outra, Victor Hugo pegou a sobra na área e chutou fora.
O Santos dependia mais de jogadas individuais, procurando finalizar aproveitado os muitos erros de marcação de Matheuzinho, que perdeu muitas disputas para Lucas Braga, ou do miolo da zaga, que dava espaços. Felizmente, Santos estava bem ligado, fazendo duas grandes defesas em chutes de Lucas Braga. E deu sorte, pois uma pixotada de Pablo não foi aproveitada por Marcos Leonardo. O Peixe foi para o intervalo com pouca posse (33%), mas 9 a 7 na finalizações.
Segundo tempo
Uma etapa com falhas defensivas. O Peixe não sabia como marcar Pedro, que recebeu dois lançamentos (um ótimo de Everton Ribeiro) , mas nas duas João Paulo conseguiu abafar. No lado santista, as jogadas pelos flancos eram perigosas e, com Pablo mal, Gustavo Henrique passou a se destacar com cortes providenciais. Foi de uma falha de quem não se esperava que saiu o gol de empate do Peixe. Uma falta de longe cobrada por Zanocelo era de fácil defesa. Mas o goleiros Rubro-Negro Santos deixou passar, um frangaço.
Dorival foi para o tudo ou nada, colocando Arrascaeta e Gabi. O atacante por pouco não foi expulso num empurra-empurra com Zanocelo. Ficou em campo e, aos 28, aproveitou uma sobra de chute de Pedro e fez 2 a 1. Atrás do placar, o time da cada ficou em cima, abusou de chuveirinhos.
SANTOS 1 X 2 FLAMENGO
15ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 2/7/2022
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Público: 12.464
Renda: R$ 402.345,00
SANTOS: João Paulo, Auro, (Rwan, aos 13′ do 2ºT), Velázquez, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Lucas Pires, aos 31′ do 2ºT); Camacho, Vinícius Zanocelo (Carlos Sanchez, aos 31′ do 2ºT)e Léo Baptistão (Ricardo Goulart, aos 26′ do 2ºT); Ângelo (Bruno Oliveira, aos 13′ do 2ºT), Lucas Braga e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos
FLAMENGO: Santos, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Victor Hugo (Arrascaeta, aos 22′ do 2ºT), e Everton Ribeiro (Diego Ribas, aos 22′ do 2ºT); Vitinho (Lazaro, aos 11′ do 2ºT), Marinho (Gabi, aos 22’1 do 2ºT) e Pedro (David Luiz, aos 46′ do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Pedro, aos 18′ do 1ºT (0-1); Zanocelo, aos 20′ do 2ºT (1-1); Gabigol, aos 28′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Anderson Daronco (RS-FIFA)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS-FIFA) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Ângelo, Felipe Jonatan, Zanocelo (SAN); Thiago Maia, Gabigol (FLA)