Foi um jogo equilibrado, neste domingo (14), que proporcionou a Grêmio e Fortaleza um empate sem gols, pela sexta rodada do Brasileirão, em Porto Alegre. A partida teve chances claras de gol para ambos os lados, boas defesas dos goleiros, mas nenhuma bola na rede. Assim, o Tricolor Gaúcho chegou aos oito pontos, ficando na 11ª colocação. Por outro lado, o Leão está com dez, em sexto lugar, e ainda não sabe o que é derrota: é um dos únicos invictos do Brasileirão, junto aos líderes Botafogo e Palmeiras.
Primeiro tempo
Se a bola não balançou a rede, por outro lado ninguém pode reclamar de falta de emoção na Arena. Afinal, o Grêmio criou as melhores chances da primeira etapa, embora o próprio Fortaleza também tenha chegado. A primeira oportunidade foi gremista, quando Vina recebeu na área e bateu no canto, mas João Ricardo fez linda defesa. Em seguida, a resposta leonina veio com Calebe, que fez boa jogada pela direita e cruzou para Lucero cabecear para fora. Com o Fortaleza fechando sua defesa, coube ao Grêmio tentar lançamentos e chutes de fora da área, levando algum perigo. Num deles, Villasanti pegou bem na bola e João Ricardo espalmou. Novamente, o goleiro do Fortaleza apareceu, mas agora em bom chute de Suárez.
Depois do intervalo, o Grêmio até voltou melhor, e marcando: Suárez encobriu João Ricardo e já ia saindo para o abraço, mas a arbitragem anulou a jogada, por impedimento. A partir de então, o Fortaleza foi tentando sair um pouco mais para o jogo. Aos dez minutos, Calebe arriscou de longe e Gabriel Grando fez boa defesa. O jogo ficou definitivamente mais aberto e o Grêmio chegou de novo, com Everton Galdino, que chutou com perigo. Posteriormente, o Fortaleza voltou à carga em jogada de Pikachu, que cruzou para Lucero, mas Bruno Alves cortou na hora H. Assim, o Leão cresceu e passou a pressionar, como em dois chutes perigosos, de Romarinho e Pochettino, e uma boa finalização de Pikachu, que Grando pegou. O Grêmio foi com tudo para cima em busca do gol, que só não saiu por causa de João Ricardo: o goleiro fez lindas defesas em chegadas finalizações de Nathan e Kannemann, já nos acréscimos, garantindo o 0 a 0.
GRÊMIO 0x0 FORTALEZA – 6ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 14/05/2023, às 16h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Thomas Luciano (Gustavo Martins, 27’/2ºT), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Zinho, 27’/2ºT), Bitello (Nathan, 35’/2ºT), Cristaldo (Everton Galdino, 13’/2ºT) e Vina (Mila, 35’/2ºT); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
FORTALEZA: João Ricardo; Dudu, Titi, Ceballos e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Zanocelo, 42’/2ºT), Hércules (Yago Pikachu, 21’/2ºT), Calebe (Pochettino, 28’/2ºT) e Romarinho; Lucero (Romero, 28’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Cartões amarelos: Reinaldo, Kannemann, Villasanti (GRE); Titi, Ceballos, Calebe, Lucas Sasha (FOR)