Em um jogo tenso, intenso e emocionante, o Cuiabá ficou no empate em 2 gols contra o Grêmio, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre. O Dourado chegou a estar por duas vezes à frente no placar com gols de Max e Marllon. O Tricolor Gaúcho foi buscar o empate com dois gols de Alisson.

Apesar de ver a vitória escapar, o Cuiabá comemorou a conquista de um ponto fora de casa e ainda celebra uma marca: completou quatro meses sem sofrer derrota fora de casa. É uma invencibilidade que vem desde o revés para o Fluminense (1 a 0), justamente em sua primeira partida como visitante na Série A, no dia 6 de junho. O Dourado é o time do Brasileirão com menos derrotas fora de casa.

Com esse resultado, o time mato-grossense chega aos 30 pontos e cai para a 12ª colocação na classificação geral. Já o Grêmio, que sofreu para conseguir o empate na noite desta quarta, segue no Z-4 com 23 pontos. Em quatro confrontos contra o time sulista, esta foi a primeira vez que o Cuiabá conseguiu pontuar, já que havia perdido os três duelos anteriores.

Primeiro tempo

Enfrentando um Grêmio tenso pelo mal momento vivido, o Cuiabá entrou em campo tranquilo, tocando bem a bola e tendo leve controle da partida. E assim, logo no primeiro minuto, o Dourado teve sua primeira finalização. Clayson pedala para cima de Vanderson e cruza na área. Camilo tenta, a zaga do Grêmio tira mal e Max finaliza por cima do gol. E a tônica da partida nos primeiros 20 minutos viu o Cuiabá explorando os contra-ataques e o Grêmio insistindo com jogadas pelo lado direito, principalmente com Douglas Costa.

Após sofrer um bom susto aos 16 minutos, quando Diego Souza ajeitou de cabeça e Campaz chegou finalizando de três dedos por cima do gol de Walter, o Cuiabá abriu o placar com uma bela jogada trabalhada na Arena Grêmio. Aos 22 minutos, Clayson toca de letra para Lucas Hernández, que aciona Jenison em profundidade. O atacante cruza na área e Max finaliza rasteiro, de primeira. Cuiabá 1 a 0.

Max comemora seu primeiro gol com a camisa do Cuiabá

A noite que já era tensa para os gremistas, ficou ainda mais, o que fez com o que o Tricolor avançasse para o ataque. Apesar do afobamento, o Grêmio conseguiu o controle da partida. Assim, Douglas Costa vai na linha de fundo e cruza para trás. Diego Souza faz o corta-luz, Alisson bate de primeira e a bola passa por cima do travessão na melhor chance do Tricolor gaúcho até aqui. Optando por administrar, o Dourado ainda teve uma ótima chance de ampliar aos 47 minutos. Clayson divide com Vanderson, Max fica com a sobra e fuzila de perna direita, com muito perigo para o gol de Brenno.

Segundo tempo

O Grêmio retornou com duas alterações no segundo tempo. Saíram Campaz e Diego Souza para as entradas de Diego Churín e Ferreirinha. E o jogo começou parelho, com o Cuiabá tentando assustar logo no início. Clayson invade a àrea em velocidade e cruza para trás, mas Jenison escorrega antes de chegar na bola e não consegue aproveitar o lance. Depois disso o Grêmio cresceu.

Aos 6 minutos, o Tricolor chegou ao empate. Ferreira faz ótimo lançamento para Rafinha, que entra na área e cruza rasteiro, na medida para Alisson finalizar de primeira. Tudo igual na Arena Grêmio: 1 a 1.

Aos 17 minutos, o Grêmio teve a chance de virar o jogo. Lucas Silva recebe na entrada da área, engatilha e chuta forte de perna direita. O goleiro do Cuiabá defende bem posicionado. Aos 21, Grêmio de novo no ataque. Douglas Costa cruza forte e rasteiro da esquerda, mas ninguém chega para empurrar e a bola atravessa toda a área.

Max teve boa atuação e marcou seu primeiro gol pelo Cuiabá

Para mudar a postura da equipe que só se defendia, Jorginho fez três alterações, tirando Pepê, Clayson e Camilo, para as entradas de Felipe Marques, Jonathan Cafu e Rafael Gava. Aos 27 minutos, o Grêmio reclamou de um pênalti. Na cobrança do escanteio, Churín divide com Alan Empereur no alto e o árbitro marca falta de ataque antes da bola tocar no braço de Max.

O Grêmio teve uma ótima chance de fazer o segundo gol aos 28 minutos. Douglas Costa bota pra correr na direita, cruza na área e Churín cabeceia para fora, livre, de frente para o gol.

No momento em que o Grêmio mandava na partida, o Cuiabá surpreendeu logo em sua primeira finalização no segundo tempo. Rafael Gava cobra escanteio no primeiro pau, Marllon se antecipa à marcação de Ruan e cabeceia para o fundo do gol. Brenno chega a tocar na bola, mas não consegue impedir. Cuiabá 2 a 1.

Mas, a comemoração do Cuiabá não demorou muito tempo. Aos 36 minutos, veio o empate.  Rafinha levanta na área, o atacante do Grêmio domina livre e fuzila de perna direita. Tudo empatado de novo na Arena. Na reta final, o jogo ficou intenso na Arena do Grêmio, mas, desta vez, o Dourado se preocupou em fechar a ‘casinha’ e garantiu um ponto fora de casa.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Cuiabá volta a jogar em casa pelo Brasileirão. O adversário será o São Paulo em duelo marcado para a próxima segunda-feira (11), às 19 horas (horário de MT), na Arena Pantanal. Por sua vez, o Grêmio sai para enfrentar o Santos às 15 horas (de MT) deste domingo (10), na Vila Belmiro. Essas partidas são válidas pela 25ª rodada da competição.

Confira os gols da partida

Confira a classificação atualizada do Brasileirão