Firme na defesa, mas pouco criativo no meio-de-campo e confuso no ataque, o Internacional contou com a fase espetacular do goleiro Marcelo Lomba e uma “força extra” da arbitragem para vencer o Bragantino, na noite deste domingo, no Gigante Beira-Rio, em Porto Alegre. O colorado chegou aos 65 pontos e abriu cinco de vantagem, para o Atlético Mineiro, atual vice-líder do Campeonato Brasileiro de 2020.
Dois fatores foram primordiais para a vitória do Internacional: o pênalti duvidoso marcado pelo árbitro Sávio Pereira Sampaio, quando a bola bateu na barriga do zagueiro Léo Ortiz; e a fase sensacional do goleiro Marcelo Lomba, que está pegando até sinal de WI-FI, nos últimos jogos.
Quem para o Inter? Líder do Brasileirão isolado, o time gaúcho fez um duelo ferrenho das melhores campanhas do segundo turno contra o Bragantino na noite deste domingo, no Beira-Rio, mas saiu mais uma vez com a vitória na 33ª rodada. Patrick e Edenilson, de pênalti, garantiram o 2 a 1 e o nono triunfo seguido da equipe na competição. Helinho diminuiu. Ainda sem o resultado do Flamengo, que joga na segunda-feira, o Colorado aumenta em um ponto a vantagem ao segundo colocado.
Como fica
O Inter soma nove vitórias seguidas e vai aos 65 pontos. Com a derrota do São Paulo para o Atlético-GO, o Atlético-MG assumiu a vice-liderança com 60. Mas o Flamengo pode reassumir o posto se vencer o Sport na segunda-feira. O Bragantino cai duas posições. Agora é o 13º, com 44 pontos.
Próximos jogos
O Bragantino entra em campo primeiro na 34ª rodada. Na quarta-feira, recebe o Atlético-GO às 19h15, no Nabi Abi Chedid. Na quinta, o Inter visita o Athletico-PR na Arena da Baixada, às 21h.
Primeiro tempo
O Inter avassalador mostrou as garras logo aos três minutos. Em um lance chorado, Patrick marcou após rebote do próprio chute. Só que o Bragantino também vive boa fase e foi para cima. Claudinho chutou de fora da área para Marcelo Lomba espalmar aos 12. Dois minutos depois, Moisés errou corte dentro da área e a bola sobrou para Artur finalizar. Lomba defendeu, mas Helinho aproveitou o rebote para empatar. O Massa Bruta assumiu a posse de bola e praticamente não deixou o Colorado pressionar. Chances de gol, porém, quase nada além de um chute de fora da área de Yuri Alberto sobre a meta.
Segundo tempo
O Inter voltou do vestiário com Rodrigo Lindoso e Marcos Guilherme nas vagas de Rodrigo Dourado e Caio Vidal. Com uma postura mais agressiva, os donos da casa ficaram novamente à frente no placar com pênalti convertido por Edenilson aos 12. O árbitro Sávio Pereira Sampaio precisou da ajuda do VAR para confirmar a penalidade. Então, a partida tomou o mesmo rumo do primeiro tempo, com os visitantes próximos da área colorada, sem muitas finalizações, e o Inter na espera por um contra-ataque. Aos 44 e 45, Marcelo Lomba salvou o empate do Bragantino ao parar Raul e Ramires em chutes quase na pequena área.
No sufoco, com auxílio do VAR
O confronto entre os times com as melhores campanhas do segundo turno terminou com os jogadores extenuados, tamanho o esforço de cada um por um pedaço de grama. Porém, a fase iluminada do Inter só parece terminar mesmo com o tetra do Brasileirão. Depois de Patrick abrir o placar logo no início em um gol chorado, o Bragantino empatou em seguida e vendeu caro o resultado negativo.
O detalhe definiu tanto a partida que o árbitro Sávio Pereira Sampaio precisou consultar o VAR após cruzamento de Patrick desviar no braço de Weverton dentro da área, já no segundo tempo. Após cinco minutos de análise, a penalidade foi confirmada, e Edenilson decretou a vitória da mesma forma como havia sido no Gre-Nal da rodada passada.
Defesas que valem pontos
Para ser campeão, um time precisa também de um goleiro que salve nos momentos difíceis. E Marcelo Lomba não deixou barato. Aos 44 e 45 minutos do segundo tempo, parou Raul e Ramires em chutes cara a cara para fechar o gol colorado. Para muitos, a primeira defesa valeu tanto quanto um gol.
Invencibilidade perdida
A escalada do Bragantino na tabela do Brasileirão foi freada após cinco jogos sem perder. O Massa Bruta havia vencido São Paulo, Ceará, Vasco e Corinthians, além do empate com o Atlético-MG. Depois de brigar muito tempo contra o rebaixamento, o time paulista tem nove pontos de diferença ao Z-4.