Em um jogo agradável, com belos gols e dois times buscando o ataque, Corinthians e Athletico-PR ficaram no empate por 3 a 3 na noite desta quarta-feira, em Itaquera, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e continuam embolados na tabela em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2021. O Timão ficou três vezes à frente no placar, com Gustavo Mosquito (duas vezes) e Gabriel, mas o Furacão reagiu em todas, com gols de Abner, Fernando Canesin e Vitinho. A igualdade no confronto direto não deixa ninguém escapar na tabela, mas deixa o Timão em situação ligeiramente melhor para a reta final do Brasileirão.
Como fica?
O empate leva o Corinthians aos 49 pontos, ainda em oitavo lugar e, neste momento, ficando com a última vaga disponível à Libertadores – entraria na fase prévia. O Athletico vai a 47, também sonhando com a classificação. O Timão tem um jogo a menos com relação aos rivais diretos, exceção feita ao Santos.
Craque do Jogo
Autor de dois gols do Corinthians, Gustavo Mosquito foi eleito o melhor da partida: no voto popular (58% em enquete da Globo) e na opinião dos comentaristas Casagrande e Júnior.
Primeiro tempo
Corinthians e Athletico tentaram buscar a vitória desde o início, construindo com inteligência e valorizando a qualidade no passe. Assim, logo no segundo minuto, Cantillo fez lançamento longo para Fagner, que ajeitou para Gustavo Mosquito encobrir Pedro Henrique e abrir o placar em Itaquera. O mesmo Mosquito que brilha no ataque, porém, ainda comete vacilos sem a bola – depois de “largar” a marcação, viu Abner aparecer sozinho pela esquerda para empatar. O Timão respondeu rapidamente com gol de Gabriel, cada vez pisando mais na área, aproveitando cabeceio de Gil e finalizando. O Athletico passou a ter maior posse de bola (terminou com 61%) e achou espaços pelas laterais – de novo pelo setor esquerdo, começou a jogada que terminaria em gol de Fernando Canesin. 2 x 2 justo para duas equipes que buscaram o ataque.
Segundo tempo
Ainda em busca da vitória, os dois times trocaram chances perdidas – o Timão com Mosquito, cara a cara com Santos, e o Furacão com Vitinho, aproveitando sobra sozinho na pequena área, mas chutando no travessão. Na insistência pela direita, porém, o Corinthians voltou à frente do placar com Mosquito, após passe de Araos e chute cruzado. Neste momento, Lucas Piton e Mateus Vital entraram para tentar segurar mais a bola com o Timão – Luan também entraria, mas foi mantido no banco. O Athletico viu o rival se retrair e, de novo pelos lados, chegou pela terceira vez ao empate: Vitinho finalizou cruzamento que passou por toda a área. Jadson entrou de um lado, Jô entrou do outro, mas o duelo terminou empatado.
Sem lei do ex
Vice-artilheiro da história da Neo Química Arena, com 24 gols, Jadson voltou ao estádio pela primeira vez desde que deixou o Corinthians. Pelo Athletico, cumprimentou ex-companheiros de time, inclusive os amigos Fagner e Jô, começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo. Teve atuação discreta em sua velha casa.