Em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Goiás por 4 a 3, na manhã deste domingo (09), na Vila Belmiro. Por estar cumprindo uma punição, vale lembrar, o Peixe atuou sem público, mas construiu a vitória com dois gols de Marcos Leonardo e outros dois de Mendoza. Já o Esmeraldino balançou as redes com Guilherme Marques (também duas vezes) e João Magno. O Santos chegoui a abrir 3 a 1, cedeu o empate e o tento da vitória, nos acréscimos, saiu em um pênalti polêmico.

Com a vitória na Vila Belmiro, o Santos voltou a vencer após sete rodadas, mas 12 jogos somando todas as competições. Assim, se distanciou da zona de rebaixamento, com 16 pontos em 13º lugar. Já o Goiás segue abrindo a zona de rebaixamento, com 11. Entre eles, aparecem Cuiabá, Corinthians e Bahia, com 16, 15 e 13, respectivamente. O trio, vale lembrar, já atuou na rodada.

Santos melhor no primeiro tempo

Apesar do resultado, foi o Goiás quem começou melhor, chegando principalmente com Guilherme Marques. Aos 15, porém, o Peixe abriu o placar, com Marcos Leonardo. O Esmeraldino saiu jogando errado, a bola sobrou para Lucas Lima, que serviu o centroavante. O camisa 9, por sua vez, driblou Maguinho e fuzilou para as redes.

O Santos manteve o ritmo e ampliou aos 29 do primeiro tempo, novamente com Marcos Leonardo. Agora, João Lucas cruzou rasteiro, e o centroavante marcou do meio da área.  O Goiás quase descontou pouco depois, com Zé Ricardo, de fora da área, exigindo grande defesa do goleiro santista.

Mas, o Esmeraldino conseguiu descontar. Aos 38, Kevyson derrubou Maguinho na grande área. Pênalti, portanto. Guilherme Marques cobrou bem, sem chances para João Paulo, e marcou para o Goiás. No entanto, a manhã era mesmo do Santos, que ampliou nos acréscimos: Marcos Leonardo serviu Mendoza, que arrancou, entrou na área e chutou na saída do goleiro: 3 a 1.

Goiás busca empate no segundo tempo, mas….

Santos e Goiás fizeram jogo de 7 gols na Vila Belmiro – Raul Baretta / Santos

Assim como aconteceu no primeiro tempo, a segunda etapa começou com o Goiás mais perigoso. Logo no primeiro minuto, João Magno, que tinha acabado de entrar, cabeceou com perigo por cima do gol. Pouco depois, foi Bruno Melo quem levou perigo em cabeçada. Desta vez, porém, a insistência goiana deu resultado. Aos 15, Guilherme Marques arriscou de fora da área e descontou para o Esmeraldino. Curiosamente, ele fez um gol com cada perna. Este, com a direita.

O Goiás seguiu em cima e chegou ao empate aos 35. Guilherme Marques, desta vez, deu assistência, ao cobrar escanteio na medida para João Magno marcar de cabeça para o Esmeraldino. Dessa forma, Guilherme Marques e Marcos Leonardo deixaram a Vila Belmiro com dois gols e uma assistência cada. No entanto, a manhã era mesmo do Santos, que chegou à vitória aos 49 do segundo tempo, com Mendoza cobrando pênalti cometido por Lucas Halter em Joaquim. Este lance teve reclamação geral do Goiás: foi um empurrão aparentemente normal de Halter no santista.

Próximos compromissos

O Santos entra em campo agora no próximo domingo (16), quando visita o rival São Paulo em mais uma rodada do Brasileirão. Já o Goiás terá mais de uma semana sem partidas, afinal, recebe o Atlético-MG só no dia 17 de julho, às 20h.

SANTOS 4 X 3 GOIÁS

14ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 9/7/2023
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Público e Renda: Portões fechados (Santos punido por confusão de sua torcida)
SANTOS: João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Kevyson; Rodrigo Fernández,  Sandry (Vinicius Balieiro, 24’/2ºT)  e Lucas Lima (Luan Dias, 20/2ºT); Mendoza, Marcos Leonardo (Bruno Mezenga, 20’/2ºT)  e  Lucas Braga (Luiz Felipe, 53’/2ºT). Técnico: Paulo Turra.
GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo (João Magno, Intervalo), Willian Oliveira (Morelli, 23’/2ºT) , Palacios (Oyama, Intervalo) e Guilherme Marques; Diego Gonçalves (Alesson, 30’/2ºT)  e Anderson Oliveira (Matheusinho, 23’/2ºT). Técnico: Armando Evangelista
Gols: Marcos Leonardo, 15’/1ºT (1-0), Marcos Leonardo, 29’/1ºT (2-0); Guilherme Marques, de pênalti, 39’/1ºT (2-1), Mendoza, 46’/1ºT (3-1); Guilherme Marques, 15’/2ºT (3-2); João Magno, 36’/2ºT (3-3); Mendoza, de pênalti, 49’/2ºT (4-3)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: João Paulo; Rodrigo Fernández, Sandry, Luan Dias e Marcos Leonardo (SAN); Matheusinho (GOI)
Cartões vermelhos: Vladimir, aos 37’2ºT (SAN, fora de campo) Paulo Turra, aos 37’2ºT (SAN, fora de campo) e Guilherme Marques (GOI, aos 55’2ºT) (Jogada 10)