Cheio de moral após a conquista do título da Copa Verde e sem nenhuma preocupação na reta final do Brasileirão da Série B, o Cuiabá volta a campo neste sábado (23), para enfrentar o Botafogo-SP, em jogo marcado para as 16 horas (horário de MT), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, válido pela penúltima rodada (37ª) do campeonato. Provavelmente com um time mesclado, devido ao cansaço neste final de temporada, o Dourado tem como principal motivação a busca pela melhora na tabela. Com o mesmo propósito, o Botafogo entra em campo disposto a acabar com o tabu de nunca ter vencido a equipe cuiabana e voltar a vencer em seu último jogo diante de sua torcida.

De olho neste confronto, o técnico Marcelo Chamusca comandou treino apronto nesta sexta-feira, no estádio Santa Cruz, cedido pelo Botafogo-SP. Devido à exaustão física que levou vários jogadores à fadiga muscular, como é o caso de Jean Patrick, hoje entregue ao departamento médico, o treinador deve mandar um time mesclado, considerando que não se trata de um jogo de grande importância.

DESFALQUES E RETORNOS – Marcelo Chamusca não poderá contar com os meio-campistas Alê e Marino, ambos machucados, além de Djavan, suspenso com três cartões amarelos. Por outro lado, ele terá retorno do lateral-direito Léo, que não jogou o segundo da decisão da Copa Verde, suspenso pela expulsão sofrida no jogo de ida, na Arena Pantanal. Já Lucas Braga e Renan Bressan, que não estavam inscritos nesse torneio, estarão à disposição do treinador. Assim, o provável time titular deve ser com Victor Souza; Léo, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho; Escobar, Moisés e Escudero (Renan Bressan); Lucas Braga, Felipe Marques e Jefinho. Outras opções do técnico são, Matheus Nogueira, Toty, Jonas, Hélder Maciel, Alex Ruan, Tsunami, Agustín Gutiérrez e Josiel.

O argentino Damian Escudero viajou com a delegação do Cuiabá e deve enfrentar o Botafogo-SP

“Pretendemos encerrar bem nossa primeira participação na Série B. O time vai jogar como sempre jogou: para cima em busca da vitória. No entanto, não é o momento de sacrificar os jogadores que mais atuaram nessa maratona dos últimos dias. Então, temos que colocar a mão na consciência, lembrando que todos os jogadores do elenco, independente de ser reserva ou titular, estão em um bom nível e em condições de atuar no mesmo patamar”, observou o técnico Marcelo Chamusca.

O treinador não divulgou a escalação da equipe para o jogo deste sábado. Alguns jogadores que participaram da decisão contra o Paysandu, na última quarta-feira, estão relacionados, como é o caso do argentino Escudero.

O técnico Marcelo Chamusca no treino desta sexta-feira

TABU – O duelo entre os clubes é recente em confrontos nacionais. Até o momento, Tricolor e Dourado disputaram cinco jogos – com três vitórias do time mato-grossense e dois empates. O primeiro embate ocorreu na temporada passada, pela Série B. Na oportunidade, duas partidas na fase inicial e duas pelas semifinais da competição, sendo 0 a 0 na Arena Pantanal e 3 a 0 para o Dourado em Ribeirão Preto. Em 2019, paulistas e cuiabanos duelaram apenas uma vez. Há três meses, o Cuiabá venceu por 2 a 0, em jogo realizado na Arena Pantanal, com gols de Gilmar e Jean Patrick, pelo primeiro turno da Série B.

No Botafogo

Se depender das duas equipes, vai ser de futebol bem jogado. Curiosamente, os dois times subiram juntos, no ano passado, da Série C. Em sua primeira Série B, após 16 anos, o time paulista tenta encerrar bem a competição e, por tabela, o desempenho do técnico Hemerson Maria, o que facilitaria uma renovação para a próxima temporada. Além disso, outra motivação é acabar com o tabu de nunca ter vencido o Dourado.

“Espero que seja um grande jogo. O Cuiabá vem de um título agora, então estão confiantes. Da nossa parte, temos que tentar dar o nosso melhor sempre. Até para mostrar à diretoria e a comissão que podemos ficar. Isso ajuda em uma renovação de contrato para a próxima temporada. Quero estar jogando, demonstrando o que posso, para ajudar a equipe o tempo todo”, disse o meia-atacante Bruno José.

O atleta, que veio por empréstimo do Internacional, quer se firmar entre os titulares, posto que conquistou há apenas três rodadas, e mostrar que tem potencial para defender o Pantera no Paulistão, o campeonato estadual mais disputado do Brasil. No entanto, Bruno diz que seu foco é só na Série B. Com 48 pontos, o Botafogo ocupa a 10ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um ponto a mais, o Dourado é o nono e ambos não têm mais chances de alcançar o G-4.

Confira jogos da 37ª rodada e classificação atualizada da Série B