Flamengo e Peñarol se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 19h (de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores. Para se classificar, o Rubro-Negro tem duas opções no Campeón del Siglo: vencer por um gol de diferença e tentar a vaga nos pênaltis ou fazer saldo superior a dois.
O Flamengo vem de um desempenho que dificulta a disputa pelo título do Brasileirão: uma vitória nas últimas oito rodadas. Assim, o Rubro-Negro voltou seus holofotes para as copas. Na Libertadores, precisa reverter o resultado do jogo de ida das quartas de final, já que perdeu por 1 a 0 no Maracanã e perdeu a invencibilidade como mandante na competição desde 2019.
O Rubro-Negro não vence um jogo no Uruguai há quase 30 anos. O jejum passa por Mercosul, amistosos e até a final de Libertadores. A melhor lembrança no país é a primeira Libertadores, conquistada em 1981, no Estádio Centenário. Vale destacar que Tite ainda não venceu nenhum jogo fora de casa nesta edição.
O Peñarol vem de cinco vitórias consecutivas entre o Campeonato Uruguaio e a Libertadores. No último jogo antes de receber o Flamengo, venceu o CA Cerro por 5 a 0 na competição nacional. A vitória no Maracanã fez o clube repetir o feito de 2019, quando venceu o Rubro-Negro pelo placar na fase de grupos daquele ano.
Penãrol – técnico: Diego Aguirre
Diego Aguirre não terá mistério na escalação e apostará na repetição do time que abriu a vantagem no Maracanã. O Peñarol tem todo o plantel à disposição, inclusive os recém-contratados Alan Medina e Rodrigo Pérez.
Provável escalação: Aguerre, Milans, Méndez, Guzmán e Oliveira; Garcia, Darias, Javier Cabrera, Leo Fernández, Baez e Silveira.
- Quem está fora: Damián Suárez (não regularizado) e Tomás Olase (pancada no joelho).
- Pendurados: Não tem.
Flamengo – técnico: Tite
Tite utilizará força máxima dentro do que tem à disposição e promoverá uma mudança em relação ao primeiro jogo: Léo Ortiz será titular no vaga de Pulgar. Alex Sandro e Plata serão mantidos na equipe.
Provável escalação: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Léo Ortiz, De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Plata e Bruno Henrique.
- Quem está fora: Viña (joelho e tíbia), Cebolinha (tendão), Pedro (joelho) Michael (coxa) e Luiz Araújo (joelho).
- Pendurados: De la Cruz e Erick Pulgar.
Arbitragem
- Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
- Árbitro Assistente 1: Juan P. Belatti (Argentina)
- Árbitro Assistente 2: Gabriel Chad (Argentina)
- Quarto Árbitro: Pablo Echavarria (Argentina)
- VAR: Hector Paletta (Argentina)
(GE)