A sorte virou de lado, e a vantagem na semifinal do Carioca também. Em clássico movimentado na noite de segunda-feira no Maracanã, o Flamengo foi superior, fez 3 a 2 no Vasco, e pode empatar no próximo domingo para chegar à quinta final de Estadual consecutiva. Pec abriu o placar em falha de Rodrigo Caio, Arrasca empatou com um golaço, Pedro virou com presente de Capasso, Alex Teixeira deixou tudo igual em contra-ataque bem encaixado, mas Fabrício Bruno fechou a noite como herói após assistência de Arrasca.

Primeiro tempo

O clássico até dava indícios de que seria estudado nos minutos iniciais, mas a falha de Rodrigo Caio seguida da pancada de Gabriel Pec para abrir o placar aos 11 indicou um cenário cômodo para um Vasco que se defendia bem diante de um impaciente Flamengo. A posse de bola resultava em poucas ações contundentes no lado rubro-negro, que se expunha aos contra-ataques, até que Arrascaeta relembrou seu melhores momentos ao empatar com um golaço aos 25.

Fabrício Bruno comemora gol do Flamengo contra o Vasco (Foto: André Durão)

Os vascaínos até comemoraram o gol de Léo após bate e rebate na área em lance anulado por impedimento. Quem foi para o intervalo festejando, no entanto, foi o Flamengo graças a Capasso, que retribuiu o erro do início e deu um “assistência” para Pedro virar com chute forte de dentro da área. Primeiro tempo movimentado e marcado por erros individuais.

Segundo tempo

Maurício Barbieri soltou o Vasco no segundo tempo, e a entrada de Marlon Gomes tornou o time mais agressivo na marcação alta. O Flamengo dava sinais de cansaço e tinha dificuldades para conectar passes em velocidade no campo ofensivo. Tanto que foi em um erro de tabela de Arrascaeta e Vidal que saiu o empate em contra-ataque que chegou até Pedro Raul na esquerda com espaço para levantar a cabeça e cruzar para o peixinho de Alex Teixeira. Tudo igual e clássico muito aberto.

A trocação passou a ser franca, mas eram os rubro-negros que tinham o fator desequilibrante da noite: Arrascaeta. O uruguaio cobrou falta na medida para Fabrício Bruno escorar sem sequer precisar pular: 3 a 2. Pedro ainda obrigou Léo Jardim a fazer grande defesa, e Matheus Gonçalves foi expulso três minutos após entrar em uma semifinal movimentada, com ânimos aflorados e festa em vermelho e preto.

Fabricio Bruno comemora gol do Flamengo contra o Vasco

Fabricio Bruno comemora gol do Flamengo contra o Vasco (Foto: André Durão / ge)

Vale vaga na decisão

Vasco e Flamengo voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã, em jogo que definirá o finalista do Carioca. Com a vitória nesta segunda, o time de Vitor Pereira pode empatar para avançar, enquanto aos vascaínos basta uma vitória simples por terem feito melhor campanha na Taça GB. O outro lugar na decisão será disputado entre Fluminense e Volta Redonda, sábado, também no Maracanã, após o Voltaço vencer por 2 a 1 em casa.

(GE)