Familiares lamentam a morte de Thiago Graciotte Moraes, de 29 anos, que foi morto no último sábado (5) por um policial militar após uma confusão em uma abordagem policial em Cotriguaçu, a 955 km de Cuiabá. O jovem não estava armado no momento da abordagem. (assista acima)
A irmã da vítima, Raquel Graciotte, contou ao g1 que Tiago não estava envolvido na confusão e que o irmão estava tentando separar dois amigos que brigavam no local. Para a família, a atitude do policial foi precipitada, já que o jovem mostrou a todo momento que não queria conflito.
“Ele morreu com as duas mãos para cima. Foram dois tiros, um na barriga e outro no coração”, lamentou a irmã.”
A Polícia Militar informou que foi determinado o afastamento imediato do policial envolvido na ocorrência. Um inquérito também foi aberto na Corregedoria-Geral da Polícia Militar para apurar a conduta do militar, além do acompanhamento do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) nas investigações.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os envolvidos se recusam a obedecer as ordens e se afastam do soldado. Em seguida, o policial vai atrás dos homens e tenta dar uma rasteira em um deles.
Os dois homens saem de perto do PM, e, em determinado momento, Thiago levanta as duas mãos e começa a gritar “Atira, atira então!”.
Segundo a PM, os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de perturbação de sossego, mas, ao chegarem no local, os agentes foram informados de que ali perto havia um grupo de pessoas brigando e um dos envolvidos portava uma arma de fogo.
A irmã da vítima, no entanto, afirmou que o jovem não possuía arma e que ela não tem conhecimento se alguém do grupo estava armado.
As imagens mostram Tiago junto a outro rapaz que foi identificado como Samuel Santos. De acordo com Raquel, ela e o irmão cresceram juntos com Samuel e o consideram como parte da família.
Raquel disse ainda que já prestou depoimento na delegacia e que agora espera por justiça. “Faremos tudo que for possível ser feito, dentro da lei, para termos justiça”, ressaltou.
Amigos e familiares de Tiago prestaram homenagens e lamentam o ocorrido nas redes sociais.
(G1MT)