A expressão se refere à ideia de que a oscilação de peso ocorre como o movimento de uma sanfona; o peso vai e volta. É um ciclo em que uma pessoa apresenta dificuldades em manter o peso após um período de perda de quilos extras.

O emagrecimento e a manutenção de um peso saudável devem ser conquistados diariamente, através de nossos hábitos de estilo de vida e alimentação.

Leia  Também:
– Não desista de saúde

– Eba! Chegou o Carnaval

-Benefícios do abacate ou avocado

-Descubra-se;  sinta-se…

-Cortar calorias apenas, ajuda a emagrecer?

– Você é o que você come?

-O hábito da vovó

-Viver feliz, alegre, disposto, isento de doenças tem a ver com alimentação????

-Frutas engordam?????

–Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???  

-O poder da mastigação

-Praticantes de atividade física X Alimentação

-Jejum intermitente e emagrecimento?

Entretanto, grande parte das pessoas que consegue emagrecer, não consegue manter o peso, e acabam engordando novamente (em alguns casos, chegam a ganhar mais peso do que haviam perdido).

O efeito sanfona ocorre quando perdemos peso da pior forma possível: reduzindo massa muscular. Isso gera um metabolismo mais lento, com maior dificuldade de manter o peso, além de um corpo mais inflamado.

E, assim, qualquer excesso calórico será convertido em triglicerídeos no fígado e armazenados de forma indesejável: gordura.

Então, cuidado com dietas muito restritivas que prometem uma perda de peso rápida. Um emagrecimento saudável é constante, ou seja, não ocorre da noite para o dia. Exige determinação, como tudo que fazemos nessa vida.

Quando há uma transformação muito radical na alimentação, seja com a eliminação de todos os carboidratos das refeições, com dietas carnívoras, com jejuns de 72 horas ou com dietas da sopa ou do abacaxi, nosso corpo entende como uma agressão.

Para se defender, o organismo reduz o gasto energético, resultando na facilidade de armazenar gordura.

Outro fator importante é que ao ganhar gordura, aumentamos o número de células adiposas chamadas adipócitos. Quando emagrecemos, não diminuímos o número dessas células, apenas “murchamos”.

Dessa forma, elas estão ali quietinhas só esperando você comer mais para encher novamente. Como percebemos não é fácil emagrecer, por tudo isso procure um bom profissional para lhe orientar.

Não existe pílula mágica e sim determinação e alimentação equilibrada e anti-inflamatória e mudança do estilo de vida.

*WÂNIA MONTEIRO ARRUDA   é doutora em nutrição,  em Cuiabá. 

CONTATO:     wanianutricionista@gmail.com  

SOCIAL:         www.facebook.com/waniamonteiroa