O anúncio da contratação de Lionel Messi fez o Inter Miami ser um dos clubes que mais ganhou seguidores nas redes sociais nos últimos tempos. Em pouco menos de dois meses desde que anunciou a contratação do argentino campeão do mundo, a conta no Instagram do clube dos Estados Unidos saltou de um milhão de fãs para os atuais 12,5 milhões – foram mais de 11 milhões de novos seguidores.

Se comparado com times brasileiros, o Inter Miami só fica atrás do Flamengo, que possui 17, 9 milhões de seguidores. Nesse período, o time de David Beckham ultrapassou o Corinthians (10,1 milhões), São Paulo (5,3 milhões) e Palmeiras (5 milhões), por exemplo.

Em comparação com os clubes da MLS, a diferença chega a ser gritante para o segundo colocado Los Angeles Galaxy, que possui 1,5 milhão, seguido por Los Angeles FC, com 790 mil, e New York City, com 761 mil.

Além disso, para se ter uma ideia do impacto, esses números já são maiores do que todas as equipes da NFL, que é a principal liga de futebol americano, e também maior do que os times que compõem a liga de beisebol dos Estados Unidos (MLB). Falando em franquias de todos os esportes, é a quarta mais seguida dos EUA, atrás apenas de três times da NBA (Golden State, Lakers e Cavaliers).

Página do Inter Miami no instagram — Foto: REPRODUÇÃO

Página do Inter Miami no instagram — Foto: REPRODUÇÃO

– Messi é um fenômeno global. O maior desafio do Inter Miami, e também da MLS, é romper as barreiras do produto, que hoje tá preso aos EUA, através dessa chegada. Vejo Messi como um amplificador da liga e do clube para outros mercados que ele pessoalmente já conquistou – afirmou Bruno Brum, CMO da Agência End to End.

Se comparado com os maiores clubes do mundo, a distância ainda é grande. Por exemplo, no Instagram, o Real Madrid tem 144 milhões de seguidores. Barcelona, 122 milhões. Na sequência aparecem PSG (67 mi), Manchester United (62,4 mi), Juventus (58,7), Manchester City (46,9 mi), Liverpool (42,6), Chelsea (40,3 mi), Bayern de Munique (39,5 mi) e Milan (14,5 mi).

– O efeito estrondoso da chegada de Messi é admirável, mas eleva as expectativas para um patamar difícil de ser mantido no médio e curto prazo, sobretudo quando falamos dos novos fãs. O desafio de converter os fãs de Messi, que ainda que jogue lá por alguns anos será passageiro, em fãs vitalícios do Inter Miami deve estar nesse momento nas discussões estratégicas da diretoria para as próximas temporadas – explicou Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Outras redes também bombam

Outro crescimento de impacto do Inter Miami aconteceu no Tik Tok (InterMiamiCF), que chegou a 5,5 milhões de seguidores e mais do que triplicou os números em relação ao que tinha antes da vinda do craque argentino.

Se somadas todas as redes sociais, o clube soma 22,3 milhões de fãs – além das plataformas citadas acima, são 3,4 milhões no facebook e 896 mil no twitter. Para especialistas, o Inter Miami precisa pensar fora da caixinha e estruturar planos estratégicos para se manter ativo com novos conteúdos, pensando a longo prazo.

– O produto futebol está se transformando, a forma com o qual consumimos o esporte também. Cada vez mais os clubes devem construir suas marcas baseando-se em seus torcedores e experiências. O planejamento para contratação de atletas extrapola o resultado campo, aproximando muito mais de posicionamentos e pessoas, e por consequência resultados econômicos e de performance – observou Fernando Patara, cofundador e Head de Inovação do Arena Hub. (GE)