Com um projeto arquitetônico pensado dentro de uma proposta pedagógica e com uma intencionalidade, que vai desde o ensino aprendizado às relações interpessoais, o Colégio Notre Dame de Lourdes inaugurou o novo prédio dedicado à Educação Infantil. A estrutura atenderá crianças de 3 a 6 anos, da educação infantil (maternal e infantil) e do 1º ano do ensino fundamental. “Criamos um espaço totalmente voltado para as crianças, com ênfase no acolhimento, nas emoções e na espiritualidade”, explica a Irmã Marluce Almeida, diretora do Colégio.

O novo prédio tem 18 salas de aula e áreas específicas para atividades como ballet, judô, artes e teatro. A sala do soninho, refeitório, cozinha, espaço multiuso para recreação e leitura, além de quadra poliesportiva e salão recreativo. “Todas as áreas foram planejadas, construídas e montadas com as adequações necessárias para que as crianças recebam o melhor pedagogicamente falando, além de terem total segurança e conviverem de forma fraterna”, disse Marina Molina, Coordenadora da Educação Infantil do Notre Dame de Lourdes.

Todos os ambientes foram pensados como parte do sistema da educação. “O ambiente entra como um terceiro educador”, informa Marina, destacando ainda a área do Ateliê, um espaço de investigação, experimentação, manipulação e construção. “É onde as crianças vão experimentar, investigar e criar”, assinala.

Em um terreno com 4.357 m², o novo prédio tem uma área construída de 8,118 m² e abrange ainda um parquinho com parque aquático, pista de carro com sinalização de trânsito, escorregador, túnel, casinhas e gruta, além de um teatro com mezanino e salão multiuso. A estrutura passará a ser usada em toda a sua capacidade a partir de 2025, quando deve atender até 500 crianças, nos períodos matutino e vespertino, ou em tempo integral.

Durante a inauguração do prédio, os pais tiveram a oportunidade de conhecer a nova estrutura e vivenciar momentos de homenagens e emoções, como a homenagem para a Irmã Denize Mendes, de 80 anos, que fez parte do grupo das Irmãs que fundaram o Colégio, na década de 1970.

A Irmã Marluce, que também recebeu homenagens dos alunos e da equipe de colaboradores, destacou que aquele momento era a concretização do sonho de muitas pessoas, que foi um trabalho em grupo, com todos ajudando na realização. “O envolvimento de toda a comunidade foi essencial para que o projeto fosse efetivado. Tenho a convicção de que muito além do conhecimento, vamos contribuir para a formação de uma base de pessoas sensíveis, acolhedoras e inclusivas”.