Alunos de quatro escolas públicas de Cuiabá estão tendo a oportunidade de se aproximar da cultura regional. O cantor, compositor e produtor Edmilson Maciel leva a essas unidades, pelas próximas semanas, o espetáculo “Mato Grosso em Cena”, por meio do projeto cultural para levar a peça a esses alunos. O primeiro evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, na Escola Estadual Aureolina Eustácia Ribeiro, situada no bairro Cidade Verde.
O evento é aberto à toda comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais e demais moradores. O convite à comunidade extramuros da escola é de responsabilidade da direção da unidade, a quem cabe avaliar se o espaço comporta mais pessoas.
O projeto é a concretização de um piloto, já realizado anteriormente, onde o artista levou a cultura a estudantes de outras escolas públicas para sentir a recepção do público. O sucesso foi marca registrada, motivando o artista e sua equipe a se debruçar para enriquecer o projeto e apresentá-lo ao Poder Público.
“O público sempre nos recebe muito bem e isso nos motiva a trabalhar cada vez mais. Agora, a recepção de crianças e adolescentes, a forma como eles vivenciam a cultura… eles cantam junto com a gente, acompanham nas palmas, se empolgam, pulam, vibram… ter essa receptividade de crianças e adolescentes à nossa cultura nos faz ter certeza que estamos acertando”, compartilhou.
Edmilson também explica que o projeto também tem seu papel educacional. O “Mato Grosso em Cena” não é apenas um espetáculo musical, mas instrutivo sobre a história de Mato Grosso. Ao longo de aproximadamente uma hora, os estudantes são apresentados aos principais fatos do estado, com destaque à cultura dos povos indígenas, a chegada dos colonos, Guerra do Paraguai, expansão dos garimpos, povos ribeirinhos e todo o potencial econômico.
O projeto é produzido e administrado por Irene Palácio.
“Nos últimos anos, nós temos realizado eventos voltados à democratização da cultura. Essa é uma forma de levar o nosso regionalismo ao povo e fortalecer nossos costumes. Agora, estamos com esse projeto de também levar esses shows, de forma gratuita, aos estudantes das escolas públicas. Nós precisamos difundir nossa cultura para a nova geração e fazer diferença na vida delas. Este é um projeto lindo, que tem recebido todo o nosso empenho e carinho”, afirmou.
O próximo show do projeto será realizado na Escola Estadual Leonidas Antero de Matos, no bairro CPA III, setor III. O evento será realizado para alunos, professores e funcionários a partir das 9h30 da próxima quinta-feira, 5 de setembro.
O PROJETO
Este projeto é uma realização do ITEEC Brasil – Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Beto Dois a Um, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
(ASSESSORIA DE IMPRENSA)