O início de ano instável do Cruzeiro tem servido de alerta para o torcedor e também para os profissionais do clube. Depois de Marcelo Moreno e Fábio darem discursos sinceros sobre a qualidade do elenco, foi a vez de Edilson alertar para a necessidade de contratações para o restante da temporada.
O lateral-direito foi claro: o time precisa de reforços, principalmente para disputar a Série B. Assim como Marcelo Moreno, Edilson disse que o Cruzeiro terá dificuldades para subir com o atual elenco, que agora passou do comando de Adilson Batista para o de Enderson Moreira. A entrevista foi ao canal Fox Sports.
– A gente espera que possa vir reforços, como o Fábio falou. A camiseta do Cruzeiro é pesada e, com o que a gente tem aqui hoje, acho difícil a gente subir. Eu espero que a direção e todos que vêm tocando o Cruzeiro neste momento saibam da responsabilidade grande que temos de subir para a Série A. Para isso, a gente precisa de um time forte, de um time guerreiro, para que a gente encontre forças e faça o que o torcedor espera, que são grandes jogos.
E esse reforço no elenco pode partir de jogadores que já estavam no dia a dia da Toca da Raposa antes da paralisação do calendário por conta do coronavírus. Para Edilson, Ariel Cabral, Jean e Robinho, quando estiverem na condição física ideal, vão acrescentar muito ao elenco, não só em qualidade, mas também no quesito experiência.
– Jogadores que chegaram ou que voltaram, que é o caso do Ariel, estão preparando fisicamente, como o Jean e o Robinho também. E são jogadores que sem dúvida vão somar muito, não só na parte técnica, mas também com a experiência. E o Adilson Batista pôde contar pouco com eles. Agora, com o Enderson, ele vai poder contar com esses jogadores, e eu tenho certeza que vão chegar mais jogadores. Vamos encorpar cada vez mais para que a gente possa fazer uma brilhante volta. Se Deus quiser, vamos colocar o Cruzeiro no lugar de onde ele nunca deveria ter saído.
E a base?
Em meio ao rebaixamento para a Série B e as dificuldades financeiras do Cruzeiro, a saída encontrada pela diretoria foi apostar na base. Desde o início do ano, 16 jogadores do sub-20 treinaram com o profissional. Alguns já retornaram à categoria júnior, enquanto outros seguem trabalhando com o time principal.
Na visão de Edilson, o ideal é mesclar os jovens com os experientes. Ele entende a necessidade que o clube tem, neste momento, de revelar jogadores – até mesmo para fazer caixa –, mas chama atenção: não pode deixar de lado o principal foco do ano, que é voltar à Série A.
– Eu sempre concordo e aposto numa mescla. Quando você mescla o experiente com o mais jovem fica tudo mais fácil. Então, tenho certeza que tem muito menino bom na base do Cruzeiro. Meninos que começaram jogando aqui e já estão se destacando, e o Cruzeiro vai com a base e com os experientes, vai do jeito que tiver que ser. Tem que subir. Isso é o mais importante. A gente revelar jogador, sim, mas ter o nosso foco principal, que é retornar à elite do futebol. (Globo Esporte)