Pode gritar, torcedor: o Atlético é tricampeão do Brasileirão! A CBF reconheceu, nesta sexta-feira (25), o Galo campeão do título nacional de 1937 (Torneio dos Campeões). A homologação foi realizada oficialmente pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade. Assim, além de outros membros, Rubens Menin, membro dos 4R’s e um dos acionistas da SAF do clube mineiro, representou o Atlético na oficialização.
Aliás, as outras conquistas do Brasileirão do Galo foram em 1971 e 2021.
Aliás, para garantir o tricampeonato do Atlético, a Confederação Brasileira de Futebol considerou que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.
Veja como foi a campanha do título do Atlético em 1937
Na fase preliminar havia três equipes: Aliança, Liga da Marinha e Rio Branco. Assim, quem fizesse mais pontos avançaria para a fase final. O time capixaba seguiu e se juntou aos outros campeões estaduais – Atlético, Fluminense e Portuguesa. Nessa fase, o time que tivesse a maior pontuação levaria a taça em um formato básico de enfrentamento: turno e returno.
Uma acachapante derrota na estreia, perdendo por 6 a 0 para o Fluminense não dava indícios de um título. Aliás, ainda na segunda partida, um empate com o Rio Branco do Espírito Santo preocupou. Mas, a partir da terceira rodada, o Alvinegro engrenou e venceu as quatro pelejas seguintes e descontou o revés contra o Fluminense fazendo 4 a 1. Antes tinha feito 5 a 0 na Portuguesa e, posteriormente ao tricolor carioca, 5 a 1 no Rio Branco, deslanchando e distribuindo goleadas no Estádio Antônio Carlos.
A campanha vitoriosa terminou com triunfo por 3 a 2 sobre a Portuguesa, no Estádio Canindé, em São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 1937.
Retrospecto
13/1/1937 – Fluminense 6 x 0 Atlético
17/1/1937 – Rio Branco 1 x 1 Atlético
24/1/1937 – Atlético 5 x 0 Portuguesa
31/1/1937 – Atlético 4 x 1 Fluminense
3/2/1937 – Atlético 5 x 1 Rio Branco
14/2/1937 – Portuguesa 2 x 3 Atlético
Time do primeiro Campeão Brasileiro
O time base da conquista contava com: Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair. Técnico: Floriano Peixoto.
O artilheiro do Atlético e da competição foi Paulista, com oito gols. (Jogada 10)