A expectativa da torcida do Cuiabá de ver o Dourado na disputa da Copa Libertadores do próximo ano é crescente, graças à boa fase e à campanha do time que vem se segurando na parte de cima da tabela do Brasileirão. Com 27 pontos e ocupando a oitava colocação do campeonato, a equipe Auri-verde está a apenas dois pontos do G-6 que prevê uma vaga para a competição continental. Algo que a princípio era inimaginável para o time do Cuiabá que iniciou a disputa da Série A com um objetivo em mente: a permanência na elite o que, por si só já seria comemorado como se fosse a conquista de um título. A ascensão surpreendente do Dourado causou euforia entre os torcedores e provocou reações na internet.

A considerar as projeções, o sonho do torcedor cuiabanista – é assim mesmo que é chamado o torcedor do Cuiabá -, não é impossível como parece (ou parecia), no panorama atual (término da primeira rodada do segundo turno). De acordo com os cálculos do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que se especializou e ganhou excelência no assunto, o Cuiabá tem nada menos do que 22,9% de chances de conseguir uma das seis vagas (a se confirmar as seis) para ser um dos representantes do Brasil na Copa Libertadores. O Dourado ainda tem 51% de chances de conseguir o passaporte para a Sul-Americana e apenas 4,9% de chances de ser rebaixado para a Série B.

Conforme a UFMG, o Dourado aparece hoje, ao final da primeira rodada do segundo turno, com mais chances de conquistar a vaga do que equipes tradicionais como São Paulo, Santos, Internacional e Grêmio. As projeções dizem que o Atlético é o primeiro colocado nessa possibilidade e está praticamente garantido com 99,69%. Na segunda colocação vem o Flamengo com 94%, seguido do Palmeiras, com 84%, Fortaleza (68%), Bragantino (63%), Corinthians (36%), Atlético Goianiense (28%) e Fluminense (24%). O Cuiabá vem a seguir.

Confira as projeções da UFMG sobre as chances de vaga na Libertadores

Vitória sobre o Juventude fez o Cuiabá saltar para a oitava colocação do Brasileirão

Favoritíssimo à vaga na Copa Sul-Americana 

Se as chances estão difíceis para a Libertadores, a vaga na Sul-Americana não parece complicada segundo o Instituto de Matemática da UFMG, que projeta o Cuiabá como o time mais certo para botar os pés lá, atualmente. As chances são de 51%, mais elevadas do que qualquer outra equipe que disputa o Brasileirão. Na segunda colocação, vem o time do Fluminense, com 50%, seguido do Corinthians (49%), Atlético Goianiense (49%) e Athletico-PR (42%).

O Ceará aparece em sétimo lugar com 41%. O São Paulo vem a seguir com 38% de chances. Também estão bem cotados o Bragantino (32%), Juventude (31%) e América 29%. As demais equipes ou tem pouquíssimas chances de conseguir a vaga na Sula ou estão mais cotadas para a Libertadores, como é o caso do Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.

Quando começou a disputa do Brasileirão, a diretoria do Cuiabá traçou como meta a permanência na elite, mas com a busca de ‘algo mais’ que é a Sul-Americana, se conseguir boa pontuação no segundo turno. Libertadores era uma coisa que não passava pela cabeça de dirigentes e nem torcedores.

Confira as chances de vaga na Sul-Americana

Rebaixamento

Quando a conversa é rebaixamento, o Cuiabá está em situação confortável hoje. Bem distante do Z-4 com seus 27 pontos e precisando de 18 para garantir a permanência, o Dourado tem, atualmente, 4,9% de chances de cair para a segunda divisão, segundo a UFMG. Com esses números, o Auri-verde projeta seis vitórias nos 18 jogos restantes para comemorar o primeiro objetivo alcançado.

De acordo com os matemáticos, bastam 45 pontos para um time não ser rebaixado. Ou até menos do que isso, dependendo do progresso dos últimos colocados. Para se ter uma ideia, o Fortaleza permaneceu na Série A com 41 pontos conquistados em 2020. No entanto, o Vasco da Gama com a mesma pontuação (41) e saldo inferior, foi rebaixado junto com Goiás (37), Coritiba (31) e Botafogo (27).

Veja as chances de rebaixamento para a Série B

Confira como terminou o Brasileirão de 2020

Infobola projeta o Cuiabá com 6% de chances de cair

Sem previsões para título ou Libertadores nesta semana, o site Infobola do matemático Tristão Garcia, coloca o Cuiabá com 6% de chances de ser rebaixado para a segunda divisão. A exemplo dos cálculos da UFMG, o Infobola põe a Chapecoense com risco extremo de queda (98%). Sport (74%), América (39%) e Grêmio (35%) também estão severamente ameaçados. Santos (29%) e São Paulo (18%), que nunca viram a cor da Série B na vida, também seguem sob risco de queda.

Título estaria entre dois times somente

Sobre conquista de título brasileiro, as projeções da UFMG botam apenas duas equipes com chances reais: Atlético-MG, hoje com 65% e Flamengo (22%). O Palmeiras (6,9%) estaria correndo por fora e duas equipes aparecem com chances mínimas, sendo o Fortaleza (2%) e Bragantino (1,9%). As demais equipes da parte de cima da tabela, têm possibilidade remotas de alcançar o troféu de campeão. O Cuiabá que passou a sonhar com vaga na Libertadores, têm, de acordo com as projeções apenas 0,15% de chances.

Veja os cálculos para título de campeão da Série A:

Torcida do Cuiabá já sonha com a vaga na Libertadores

Torcedores do Cuiabá já sonham com ‘algo mais’ no Brasileirão

A projeção da torcida Raça Cuiabana, uma das maiores organizadas de Mato Grosso, também é otimista para o Dourado. Desde a semana passada, com a vitória sobre o Juventude que elevou a equipe para o alto da tabela, o otimismo tomou conta. A confiança é tanta que a galera já começou a preparar materiais para a volta do público aos estádios, projetada pra fins de outubro ou início de novembro, no Campeonato Brasileiro. Se o campeonato terminasse ao final do primeiro turno, o Cuiabá não só estaria mantido na elite, como ainda teria uma vaga garantida na disputa da Sul-Americana. E se o Brasileirão ter um G-8, o Douradão estaria dentro da maior competição continental.

O técnico Jorginho já avisou que a meta central do Cuiabá é a permanência na Série A de 2022. Ele atingiu a meta estipulada para o primeiro turno, mas evita falar sobre sonhos maiores. Quando assumiu, Jorginho projetava 24 pontos. O Cuiabá fechou o turno com 24 pontos e já embolsou 3 pontos em seu primeiro jogo no returno, diante do Juventude, no último sábado. O matemático Tristão Garcia colocou 45 pontos para se ter 100% de chance de escapar do rebaixamento, mas se fizer 44 pontos chega com chances acima de 98% de possibilidade de permanência.

O técnico Jorginho se concentra no objetivo que é a permanência na Série A, mas não descarta o ‘algo mais’

A arrancada com vitória sobre o Juventude, em pleno estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), elevou as esperanças dos torcedores auri-verdes. No entanto, a diretoria do Dourado evita falar em ‘sonhos’ como a disputa da Sul-Americana e a Libertadores, procurando repetir que o clube busca sua permanência na elite. Tanto o presidente do clube, Alessandro Dresch, quanto o vice-presidente, Cristiano Dresch, saem pela ‘tangente’ e parecem estar alinhados no discurso quando o assunto é ‘algo mais’. “Vamos lutar para ficar na primeira divisão. Mas, não vamos nos prender a isso. Se a meta for alcançada com antecedência, por que não sonhar?”

O crescimento do Cuiabá no cenário nacional começou a chamar a atenção nas redes sociais. Após a vitória sobre o Juventude no último sábado, vários posts exaltavam a ‘aparição’ do Dourado como uma surpresa.

Confira algumas reações na internet:

Veja a campanha do Cuiabá no Brasileirão até aqui

Rodada 1 – 29/05 – Cuiabá 2 x 2 Juventude – Arena Pantanal
Rodada 2 – 06/06 – Fluminense 1 x 0 Cuiabá – São Januário
Rodada 3 – 21/07 – Cuiabá 2 x 1 Atlético-GO – Arena Pantanal
Rodada 4 – 17/06 – América-MG 0 x 0 Cuiabá – Independência
Rodada 5 – 18/08 – Cuiabá 0 x 1 Grêmio – Arena Pantanal
Rodada 6 – 23/06 – São Paulo 2 x 2 Cuiabá – Morumbi
Rodada 7 – 27/06 – Sport 0 x 0 Cuiabá – Ilha do Retiro
Rodada 8 – 01/07 – Cuiabá 0 x 2 Flamengo – Arena Pantanal
Rodada 9 – 04/07 – Cuiabá 0 x 1 Atlético-MG – Arena Pantanal
Rodada 10 – 07/07 – Red Bull Bragantino 1 x 1 Cuiabá – Nabi Abi Chedid
Rodada 11 – 11/07 – Cuiabá 2 x 2 Ceará – Arena Pantanal
Rodada 12 – 18/07 – Chapecoense 2 x 3 Cuiabá – Arena Condá
Rodada 13 – 26/07 – Cuiabá 1 x 2 Corinthians – Arena Pantanal
Rodada 14 – 31/07 – Internacional 0 x 0 Cuiabá – Beira-Rio
Rodada 15 – 07/08 – Cuiabá 1 x 1 Bahia – Arena Pantanal
Rodada 16 – 15/08 – Cuiabá 1 x 0 Athletico-PR – Arena Pantanal
Rodada 17 – 22/08 – Palmeiras 0 x 2 Cuiabá – Allianz Parque
Rodada 18 – 30/08 – Fortaleza 0 x 0 Cuiabá – Arena Castelão
Rodada 19 – 04/09 – Cuiabá 2 x 1 Santos – Arena Pantanal
Rodada 20 – 11/09 – Juventude 1 x 2 Cuiabá – Alfredo Jaconi

Veja todos os gols do Cuiabá até a 1ª rodada do returno

Confira como está a classificação atualizada da Série A