O Botafogo, simplesmente, não para de vencer! Dessa vez, a vítima foi o América-MG, por 2 a 0, no estádio Nilton Santos, na noite deste domingo. Assim, o Alvinegro conquistou nada menos do que o sétimo trifunfo em oito jogos no Brasileirão. De quebra, ampliou ainda mais a liderança. Os gols foram marcados por Júnior Santos, logo no início da partida, e Luís Henrique. para assegurar o placar, no segundo tempo.
Agora, o Glorioso tem 21 pontos, cinco a mais que o Palmeiras, que empatou. Por sua vez, o Coelho é apenas o 19o, com quatro pontos. Na próxima rodada, o time de Luís Castro encara o Athletico-PR, sábado, na Arena da Baixada, pela nona rodada. No entanto, Botafogo e Furacão têm encontro marcado ainda mais importante na próxima quarta-feira, no Rio, pela decisão da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Não deu nem tempo de avaliar a postura das equipes em campo. Afinal, com menos de três minutos o Botafogo saiu na frente, com a cabeçada de Júnior Santos, que fez a função do centroavante Tiquinho Soares, suspenso. Com o placar e o ambiente favoráveis, a equipe se posicionou muito bem na defesa, quando necessário, e controlou as investidas do América-MG. Era bastante nítido que o meio de campo alvinegro era superior do que o do rival, tanto tecnicamente quanto taticamente.
Tranquilidade do líder
Na prática, o segundo tempo foi semelhante ao primeiro. O Coelho até tentou se arriscar e chegou duas vezes com perigo. Porém, além de qualidade e entrosamento, o Botafogo mostrou que também tem sorte. Com isso, aos 14, em um contra-ataque muito rápido, Eduardo deixou Luís Henrique na cara do gol com belíssimo passe de calcanhar. Sem perdão, ele driblou Pasinato antes de tocar para as redes vazias. Daí em diante, não teve muita ação. O técnico Vagner Mancini tentou modificar o time. Entretanto, foi neutralizado pelos donos da casa até o apito final. Assim, a festa alvinegra, mais uma vez, foi completa no Niltão.
8ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 28/05/2023
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
BOTAFOGO: Lucas Perri; Daniel Borges, Adryelson (Phillipe Sampaio), Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Raí, aos 45′ do 2T) e Eduardo (Janderson, 45′ do 2T); Luís Henrique (Victor Sá. aos 22′ do 2T) e Júnior Santos. Técnico: Luís Castro.
AMÉRICA-MG: Pasinato; Ricardo Silva, Wanderson, Iago Maidana e Avelar; Kal, Breno e Martínez; Everaldo, Felipe Azevedo (Mastriani) e Renato Santos. Técnico: Vagner Mancini.
GOLS: Junior Santos (2′ do 1T) e Luís Henrique (14′ do 2T)
Cartões amarelos: Cuesta e Marçal (Botafogo); Iago Maidana e Marcinho (América-MG)
Cartão vermelho: –
Público: 23.708 pagantes
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB) (Jogada 10)