Nas crianças, como nos adultos, o excesso de açúcar ou a chamada hiperglicemia, causa inflamação em todo o organismo, especialmente nos pequenos vasos.Como nossos rins são formados por novelos de vasos sanguíneos minúsculos, eles acabam sofrendo muito com o excesso de açúcar no sangue.Leia Também:– Síndrome nefrótica na infância, o que é?
– Cálculo renal dá em criança?
– Campanha Educativa de Combate ao Câncer
– Tratamento e Seguimento Oncológico, por que fazer?
– Câmara Setorial da Oncologia debate tratamento de câncer na saúde pública em Mato Grosso
– Queloide: tratamento minimiza a proliferação anormal da cicatriz
– As reações da radioterapia no câncer de mama e como minimizá-las
– Doenças inflamatórias intestinais
O primeiro sinal de lesão no órgão é a perda de microalbumina na urina, isso mostra que a filtração dos rins já está comprometida.
Também existe a manifestação mais grave do DM, a chamada cetoacidose diabética, que pode levar ao coma. Nesses casos a criança começa com dor abdominal, emagrecimento, muita sede, ingestão de água exagerada, hálito cetônico e urina doce, evoluindo com a respiração lenta e profunda, rebaixamento do nível de consciência e, até mesmo, o coma.
Mas como saber se a urina de meu filho está doce? Através de um exame de urina simples podemos detectar a presença de glicose.
Portanto, se o nível de glicose do seu filho estiver maior que 100mg/dL, procure o pediatra. Para evitar o DM a criança deve ter uma alimentação saudável com rotina de sono e exercícios, além do tempo para brincar e aproveitar sua família.
*EMMANUELA BORTOLLETO SANTOS REIS é medica Nefropediatra na Clínica GastroMT e na Clínica DaVita– CRM/ MT 6596 e RQE 300; 327 e Nefrointensivista pediátrica.
Instagram: instagram.com/draemmanuelanefro/