A final da Taça das Favelas de Mato Grosso será no dia 18 de novembro no estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, um patrimônio histórico de Cuiabá. As partidas terão início às 17 horas e com entrada gratuita para a população.

O primeiro confronto da final será o feminino, quando as meninas do Novo Colorado e as do Três Barras vão se enfrentar para definir quem vai levantar a Taça das Favelas 2023 no próximo sábado. Na sequência, as seleções masculinas do Santa Isabel e Jardim Vitória se enfrentam no último duelo.

O presidente da Cufa-MT, Anderson Zanovello, destacou a importância histórica do Dutrinha de receber a final do campeonato, que até então foi realizado no estádio Basílio da Silva Tavares, em Várzea Grande.

“As quatro equipes finalistas são da capital e o Dutrinha é um patrimônio histórico, um importante templo do futebol mato-grossense. A Taça das Favelas veio para ser um dos mais relevantes e democráticos campeonatos de futebol, revelando talentos, unindo as favelas. E nada melhor do que um campo à altura de uma final emocionante que esta edição promete aos espectadores. Convidamos a todos a irem ao estádio prestigiar as seleções”, disse.

Para o secretário adjunto de Esportes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura, a Taça das Favelas é um símbolo do poder de transformação do esporte. “Nós ficamos muito honrados de fazer parte dessa festa que alimenta os sonhos desses jovens! Essa é uma oportunidade de encontrar uma joia em Mato Grosso”, destacou David, que também foi judoca e acumula em sua trajetória de atleta várias medalhas de campeonatos mundiais.

Com o fim do campeonato estadual da Taça das Favelas, haverá peneira estadual para escolha dos atletas que formarão as seleções masculina e feminina de Mato Grosso, que disputarão a etapa nacional de 07 a 17 de dezembro, em São Paulo (SP).

REALIZAÇÃO – A Taça das Favelas é uma realização da Cufa-MT, da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas (ASDSF) e Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel/MT) e conta com apoio da Tubarão Sports, Água Mineral Lebrinha, Lide Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Prefeitura de Várzea Grande e Vórtion Comunicações. O evento ainda tem a parceria com Assembleia Social, o Teatro Zulmira Canavarros, BS Comunicação, Em Cena Escola de Artes, 9 Atos, Esporte MT, além da promoção da TV Centro América.

A Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente a sua vontade de viver.

 

Elias Neto e Sandra Oliveira | Assessoria CUFA-MT