A professora Doutora em História Social e Bacharel em Direto, Maria Auxiliadora de Azevedo Coutinho e Castro, lançou o livro “Joaquina – Mulher, Negra, Escrava e Mendiga.Uma saga de cidadania”.  A obra está disponível na pré-venda pela Amazon e Editora Viseu.

Nesta obra, foram colhidas memórias por meio dos documentos jurídicos para ser possível retomar as complexas relações estabelecidas à época entre os escravizados e escravizadores.

Joaquina Malheiros, escrava do tenente Joaquim Pinto de Arruda, mendigava pelas ruas da Vila Maria do Paraguai em busca de proventos para complementar sua alforria. Vitório Manoel Deluque, curador rábula, representava os cativos em Juízo. João de Deos Bargas, agricultor boliviano livre e pobre que atravessou a fronteira para denunciar a fuga e o tráfico de escravos e camaradas realizados pelo Major João Carlos Pereira Leite. Capitão José Maria de Pinho, Juiz de Direito. Dona Rosa, viúva de “Gato Grande”. Januário, um liberto reescravizado. Essas são algumas das pessoas cuja histórias foram resgatadas de páginas policiais, imprensa e processos judiciais pela autora e apresentados nesta obra.

Em Joaquina – Mulher, Negra, Escrava e Mendiga. Uma saga de cidadania, vê-se o modo como se estabeleceram e como foram utilizados os espaços permitidos pela legislação oitocentista. Há, aqui, uma verdadeira válvula de escape para a libertação, manejada individualmente pelos escravizados e senhores, rasgando o véu da invisibilidade dos projetos de vida que foram traçados em demandas judiciais e negociados em cartórios por escravos e libertos com seus senhores.

Acesse aqui e compre o livro impresso ou digital.

Sobre a autora

Maria Auxiliadora de Azevedo Coutinho e Castro é historiadora e advogada que iniciou seus estudos no Educandário São Francisco, na cidade de Jaciara, MT. É licenciada em História, Mestre em História do Brasil pela UFMT, Bacharel em Direto pela Unemat e Doutora em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi diretora do Arquivo Público de Mato Grosso, Professora Universitária aposentada e fundadora do Núcleo de Documentação e História Oral da Unemat, e é assessora jurídica de Gabinete Legislativo na Câmara Municipal de Maricá, no RJ. A obra é resultado de pesquisa que embasou sua Tese de Doutorado.

*com informações do olhar conceito