A secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen Alliend, vai ser submetida à “sabatina”, nesta sexta-feira (15), a partir das 14 horas, no plenário das deliberações da Câmara Municipal. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Doutor Luiz Fernando Amorim (Republicanos), deseja tirar a limpo algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas redes básica e secundária.
A titular da Saúde também vai esclarecer sobre as obras paralisadas na rede básica e de média complexidade, como a reforma e ampliação Policlínica do Planalto. A gestão da saúde na administração do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na avaliação do Doutor Luiz Fernando, necessita de melhorias substanciais.
Doutor Luiz Fernando observou que o intuito é exigir a prestação de contas das ações realizadas pela Prefeitura de Cuiabá na área da saúde. É por isso que exige-se o relatório detalhado do primeiro quadrimestre deste ano, na Câmara Municipal. O balanço das ações deve revelar dados financeiros e orçamentários, indicadores e produção na rede de assistência própria, contratada e conveniada.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, existem inúmeros pontos a serem tirados a limpo. “Saúde não se faz sem recurso. Se nada for feito, vai chegar uma hora que a saúde vai parar e é nosso papel, enquanto parlamentares, cobrar soluções”, pontuou Doutor Luiz Fernando, que é médico-cirurgião e ortopedista.
Cuiabá possui uma estrutura de 172 unidades físicas para o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Na tribuna do plenário da Câmara, Doutor Luiz Fernando afirmou que não vai se calar e que vai cobrar soluções para a saúde de Cuiabá.