O empresário cuiabano dono do ‘baguncinha’ Padilha Lanches está sendo confundido com o autor dos atentados a bomba realizados na última semana na Praça dos Três Poderes, em Brasília, devido a publicações de fake news que vêm sendo divulgadas principalmente na rede social TikTok.
Padilha serviu pessoalmente ‘baguncinha’ ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ainda durante o segundo turno da campanha municipal deste ano. Essas imagens foram pegas e estão sendo divulgadas em outro contexto, sob a mentira de que Padilha seria, na verdade, ‘Tio França’, homem identificado como o autor do atentado a bomba que o matou.
Padilha e França são calvos e têm estatura parecida, o que tem impulsionado a fake news. Até a manhã deste sábado (16), somente uma publicação vista pela reportagem de Olhar Direto já havia atingido quase 200 mil visualizações. O problema é que vários perfis estão pegando o vídeo e compartilhando também, o que multiplica a cada hora o alcance da mentira. Veículos nacionais começaram a checar o caso para desmentir. Em reportagem publicada neste sábado, Estadão reproduziu publicação de Olhar Direto de Padilha servindo ‘baguncinha’ a Abilio e Bolsonaro para esclarecer o caso.
O próprio Padilha veio a público, nas redes sociais, para desmentir o caso. Em recado encaminhado aos ‘patriotas’, o empresário desmente a fake news e completa: “Estou aqui firme e forte na luta por um Brasil melhor”.
Confira abaixo o vídeo original que foi usado para criar a mentira:
Com informações do Olhar Direto