Na base da raça e da superação, o Dom Bosco garantiu seu passaporte para as semifinais do Campeonato Mato-grossense de Futebol. Jogando contra o Academia, na tarde deste sábado (05), em pleno Luthero Lopes, o Azulão venceu por 1 a 0 com gol de David e despachou o time rondonopolitano da competição. Classificado, o time dom-bosquino terá como adversário o Cuiabá, atual campeão, em ‘mata-mata’ que valerá uma vaga para a grande final do campeonato.
A partida foi muito movimentada e cheia de emoções. Depois de marcar o seu gol no primeiro tempo, o Azulão acabou sendo beneficiado com a expulsão de um jogador do Academia. Mesmo com um homem a menos, o time da casa foi para cima e fez forte pressão sobre o Dom Bosco que se safou como pode. No final, o time cuiabano comemorou muito, como se tivesse ganho o título.
O confronto
O jogo foi muito movimentado no Luthero Lopes. Logo com seis minutos o Dom Bosco teve a primeira grande chance. Dener recebeu uma bola na ponta esquerda, puxou para dentro e mandou um chute potente para a grande defesa do goleiro Naldo. O Dom Bosco seguiu melhor no jogo. A equipe trabalhava bem a bola com rápidas transações e assustava o sistema defensivo da Academia, que não conseguia sair jogando.
E veio o gol dombosquino aos 16 minutos. David fez uma boa tabelinha com Igor Vieira, invadiu a área e chutou para abrir o placar. A bola ainda desviou na defesa antes de balançar a rede. Após o gol, o Academia tentou sair mais para o jogo, mas ainda tinha muitas dificuldades para chegar no ataque. A equipe comandada pelo técnico Edilson Júnior apresentava muita lentidão na troca de passes e tinha como arma apenas chutes de longa distância.
Time do Dom Bosco é um dos destaques do Campeonato Mato-grossense. Time está na semifinal
Na segunda parte, o confronto ficou mais aberto. O Academia aumentou o ritmo, mas ficou com um jogador a menos logo no início da partida após expulsão. Assim, o Dom Bosco procurou cadenciar mais a partida e tentava atrair a equipe de Rondonópolis para trabalhar o contra-ataque.
Nos momentos finais, o Dom Bosco ainda teve uma oportunidade com Max, que saiu cara a cara com o goleiro, mas tentou jogar a bola por cima e acabou perdendo a boa chance. O Academia respondeu novamente com Miqueias, que aproveitou uma falha da zaga, entretanto acabando chutando em cima da defesa do Leão da Colina, que conseguiu se recuperar na jogada.
Com cinco minutos de acréscimos, a partida ficou dramática nos últimos minutos. O time rondonopolitano foi para o tudo ou nada, mas não conseguiu furar a retranca da equipe Dom Bosquina. E o jogo ficou nisso. Ao trilo final do árbitro, os jogadores festejaram muito organizando um ‘carnaval’ no Luthero Lopes.
Veja melhores momentos
Na decisão
A Federação Matogrossense de Futebol (FMF) deve divulgar na segunda-feira as datas exatas dos dois confrontos, que serão nos dois próximos finais de semana. Certo é que o segundo jogo será na Arena Pantanal, com mando do Cuiabá, que liderou a primeira fase da competição.
Cuiabá e Dom Bosco voltam a se enfrentar no mata-mata do Estadual. Os dois clubes se encontraram nas quartas de finais de 2018, 2019 e 2021, com o Cuiabá avançando nas três oportunidades. Eles já jogaram neste Estadual, com vitória do Dourado por 4 a 0 na sétima rodada.
Outra vaga – Com a primeira semifinal confirmada, amanhã Sport Sinop e União decidem a última vaga, essa para enfrentar o Luverdense. No primeiro jogo, o Colorado saiu na frente com um placar de 3 a 0. Agora, a equipe sinopense precisa fazer quatro gols de diferença para classificar ou três para levar as penalidades máximas.