Dois zagueiros do Cuiabá se figuram no top 10 dos melhores defensores e protetores de goleiros do Campeonato Brasileiro 2022, segundo projeção do ‘Espião Estatístico’ do GE (Globo Esporte). Na publicação que foi ao ar nesta sexta-feira (06), Marllon despontou na terceira posição e Alan Empereur no oitavo posto pelas boas atuações que vêm realizando após as quatro primeiras rodadas da competição. Com seis bloqueios importantes em apenas três jogos, Marllon é o terceiro colocado da lista. Já Empereur executou cinco bloqueios em quatro confrontos.

Um dos destaques da lista é o zagueiro Maicon,  que vem mostrando neste início de Brasileirão que chegou ao Santos para mudar a história recente de muitos gols sofridos pela equipe e, ao lado de Wanderson, do Atlético-GO, se tornou o atleta de linha que mais desvia finalizações feitas contra o gol de sua equipe. Até aqui, cada um deles desviou oito finalizações adversárias em quatro jogos. O Santos é a equipe que mais permite finalizações de adversários na competição, média de 19,0 por partida, e o Atlético-GO é o quinto que mais permite, média 15,5.

Maicon, zagueiro do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Maicon, zagueiro do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Wanderson, zagueiro do Atlético-GO — Foto: Bruno Corsino / ACG

Wanderson, zagueiro do Atlético-GO — Foto: Bruno Corsino / ACG

Aos 25 min do 2º tempo – Wanderson leva uma bolada fenomenal de Arrascaeta ao proteger o goleiro Luan Polli
 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

Embora apareça na quinta colocação, com cinco desvios, o zagueiro Éder, que tem três jogos pelo América-MG, merece uma distinção dentro da lista de Anjos da Guarda. Dos cinco desvios que conseguiu, em dois o defensor evitou gols certos dos adversários porque quando trabalhou, o goleiro já estava batido no lance. Veja abaixo os dois lances em que Éder salvou o América-MG, na derrota por 3 a 0 para o Santos, mas quando o América-MG perdia por 1 a 0, e na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, quando o placar mostrar 0 a 0.

Chama a atenção no ranking a presença entre os 15 maiores destaques o trio do Avaí Arthur Chaves, Ranieli e Bressan, que está ajudando decisivamente a formar na equipe uma defesa difícil de superar, a terceira de todo o Brasileirão que menos finalizações certas vem permitindo aos adversários, com média de 3,5 por partida. Ainda que pese contra a derrota sofrida como visitante por 3 a 0 para o Corinthians, o Avaí tem duas vitórias em casa e um empate como visitantes e vai colhendo pontos importantíssimos para sua permanência na Série A em 2023. O que uma defesa tão fechada poderá conquistar saberemos ao longo do ano.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti. (Com GE)