Um homem e uma mulher foram presos na manhã deste domingo (30), após usarem os celulares para filmar o voto durante o 2º turno das eleições presidenciais, em Mato Grosso. As ocorrências foram registradas em Várzea Grande e em Rondonópolis.
Em Várzea Grande, conforme a Guarda Municipal, uma mulher, identificada pelas iniciais T.C.F., foi detida na Escola Estadual Dante de Oliveira, no bairro José Carlos Guimarães.
Segundo a Guarda, a presidente da sessão percebeu que a mulher estava demorando para votar e, quando foi verificar o que havia acontecido, viu a eleitora com o celular na mão, filmando seu voto. Ela foi detida e encaminhada para a delegacia.
O outro caso foi registrado em Rondonópolis, na Escola Domingos Aparecido, no bairro Conjunto São José. O homem, que não foi identificado, filmou seu voto e confessou o ato ao presidente da sessão. Ele foi detido e o celular apreendido.
De acordo com a lei eleitoral, fotografar ou filmar o voto é crime eleitoral sujeito a multa de até R$ 15 mil e até mesmo ser preso, com pena de até 2 anos.
Fonte: Repórter MT