Sem vitórias na etapa do final de semana pelo Hard Enduro Brasil, resta à equipe mato-grossense brigar pelo pódio na classificação geral da competição. Dois pilotos de Cuiabá – William Kauffman ‘Gazela’ pela categoria silver e Lucas pela bronze – seguem entre os primeiros colocados na tabela e buscarão o vice-campeonato na última etapa do Brasileiro que acontecerá entre os dias 19 e 20 de outubro, na cidade de Poços de Caldas.

Na prova com prólogo noturno realizada no sábado e domingo (14 e 15) Lucas Torres e William Kauffman não foram bem e viram as chances de conquistar o título ir pelo ralo. Em um dia atípico, William ficou com a nona colocação após uma disputa truncada. Já Lucas acabou machucando a mão durante a prova e terminou na raça em décimo lugar. Na classificação geral, enquanto Lucas segue em segundo lugar na bronze, William está na terceira colocação da silver. Se mantiverem essas posições, levantam troféu na última etapa.

O melhor resultado da equipe no final de semana foi alcançado pelo piloto Kaio Prochnow, que ficou em segundo lugar na classe bronze. Na mesma corrida, outro representante de Mato Grosso, José Roberto ‘BBC’ ficou com a quarta colocação. Na categoria silver, Alan Silva, de Cuiabá, ficou com o quinto posto.

“Foi uma etapa muito difícil e acabei sendo penalizado por não ter treinado o suficiente. Meu objetivo agora é ir bem em Poços de Caldas que será a prova decisiva e meu objetivo é buscar o vice-campeonato. Estou em terceiro no geral e tenho que tirar a diferença para o Luis Brunatto. Vou focar muitos na preparação e para isso terei que conciliar minha rotina de trabalho com os treinos. Vai ser tudo ou nada!”, disse o piloto William ‘Gazela’.

Após uma visita ao médico e constatar que não sofreu fratura e nem uma lesão séria na mão, o piloto Lucas Prochnow também retoma os treinos nos próximos dias de olho na última prova do campeonato. A exemplo de Gazela, ele também busca o vice-campeonato.

A prova

Nos dois dias da etapa deste fim de semana em Morungaba Rigor dominou. No sábado o mineiro ganhou uma disputa insana no coração da cidade com grande presença de público. Em uma disputa no formato Straight Rhythm, um popular racha de enduro, Rigor venceu todos seus duelos conquistando o lugar mais alto do pódio. Já no segundo dia, enfrentando as trilhas dinâmicas da etapa produzida pela equipe Tranqueiras Racing, o melhor piloto brasileiro mais uma vez liderou com relativo conforto:

“Essa prova foi a consolidação do Night Track. Foi a prova mais bem organizada, um sucesso de público e formato. Foi muito emocionante as disputas. A prova no domingo acertou bem o nível. A Gold ficou bem difícil….mas tem que ser difícil mesmo. Ficou bem perto do Romaniacs o estilo da prova. Em questão de dificuldade e estilo.Alternando trilha travada, com trechos mais rápidos. Sou o tricampeão do Night Track. Foi um sucesso.” Disse Rigor após a prova.

“O pneu Rinaldi foi perfeito para essas trilhas. Teve trechos bem complicados mesmo, tanto que precisamos de ajuda para subir…em área de Help Zone. Consegui andar bem na primeira volta, e na segunda saí para administrar mas errei bastante. Mesmo assim consegui vencer com um margem boa! Sou o primeiro campeão do HEBS na Gold, escrevi meu nome na história desse grande campeonato que estamos construindo!”

O jovem piloto gaúcho Tiago Merger vem construindo um futuro promissor para a modalidade. Apesar de não ter conseguido derrotar Rigor fora do Rio Grande do Sul, Mergener chegou em segundo repetindo o mesmo grande desempenho de Cuiabá. No momento o gaúcho é claramente o segundo melhor piloto do Brasil. Após a prova, o piloto comentou sua participação pela primeira vez no Night Track:

“Foi uma das provas mais cabulosas que já fiz até hoje. O que diferenciou esta etapa das outras foi o prólogo. Muito bem pensado. As trilhas foram bem pesadas, senti várias dificuldades.Mas superei, consegui dar duas voltas, completar a prova. Foi um baita final de semana. Os dois dias correndo perto do Rigor…um pouco mais de treinamento quem sabe a gente alcança ele na ponta. Nunca desistir e bora para próxima. O Night Track foi uma das melhores provas que já corri.”

Para o diretor do HEBS, Vincenzo Barbagallo, o Night Track 2019 se destacou principalmente pela simpatia do público com o formato da disputa do primeiro dia, e pela sensação de dever cumprido ao conseguir produzir e executar uma prova inspirada no dinamismo do Romaniacs:

“Foi eleita pela maioria dos pilotos a melhor prova em todos os quesitos! O esquema que fizemos para ser uma prova bem parecida com o Romaniacs funcionou. A galera adorou. Foi uma prova dura para a categorias Silver e Gold. Bronze e Iron gostaram do desafio e a categoria Turismo foi um convite perfeito para quem quer conhecer o mundo do Hard Enduro. Acho que vai ser uma opção importante para o crescimento do HEBS”.

Com o título já definido, o HEBS parte agora para a sua última etapa em Poços de Caldas – no King Off Jungle. Em jogo estará a disputa pelo vice-campeonato que dependendo do resultado pode favorecer os experientes Tobata & Ripi Galileu ou a jovem promessa Tiago Mergener.

Confira os resultados oficiais:

GOLD:

1 – Rigor Rico
2 – Tiago Mergener
3 – Ripi Galileu
4 – Tobata
5 – Bruno Lima Ferreira

Silver

1 – Marco Túlio
2 – Luis Felipe Brunatto
3 – Maurício Penino
4 – Emanuel Brighenti
5 – Allan Silva

Bronze

1 – Eduardo Furtado
2 – Kaio Prochnow
3 – Fabio Manoel De Pontes
4 – José Roberto Ramos Santos
5 – Marcelo Vieira

Nacional:

1 – Eduardo Starling Mourão
2 – Rodrigo Lima
3 – Mateus Barbosa Dallora
4 – Mauricio Gomes
5 – Fabio Silva

Iron

1 – Evandro Paiva Moreira Jr
2 – Carlos Alberto Souza
3 – Rogerio Rodrigues
4 – Rodrigo Rodeghel
5 – Victor Souza

Decisão

A etapa final do Hard Enduro Brasil Series Rinaldi será nos dias 19 e 20 de outubro, na cidade de Poços de Caldas com a etapa King OFF the Jungle. O HEBS Rinaldi tem patrocínio de Rinaldi Pneus, BMS Racing, Jarva Racing, 3R Motos e Bikes, Agência Calango, Moto Arts,  JDR e Putoline.

Sobre o Hard Enduro

Hard Enduro é a modalidade Off Road que mais cresce no Brasil e no mundo. Popularizado na Europa pela marca de Bebidas energéticas Red Bull, a modalidade ganhou o gosto dos brasileiros após a realização do Red Bull Minas Riders em 2016 e 2017. Desde 2017 o Brasil conta com um campeonato nacional e atualmente conta com seis etapas em diferentes regiões do país.

O Hard Enduro é caracterizado por ser uma modalidade que mistura o Enduro Tradicional e o trial, onde motos off road desafiam obstáculos naturais, em trilhas com subidas e descidas extremas. A maioria das etapas contam também com um prólogo, realizado um dia antes, em pista montada com obstáculos artificiais como caçambas, manilhas e troncos. E tem o objetivo de aproximar o público dos pilotos e definir a colocação de largada para o dia seguinte.

GALERIA