Dois homens foram presos transportando 39 galos de rinha na região de fronteira com a Bolívia, em Vila Bela da Santíssima, distante 529 quilômetros a noroeste de Cuiabá, nessa segunda-feira (10). Os animais, segundo a Polícia Militar de Mato Grosso, aparentavam ser da raça ‘índio gigante’.
De acordo com a polícia, uma equipe do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) fazia rondas pela região quando abordaram uma caminhonete com placas da Bolívia, sendo conduzida por um boliviano. Durante revista veicular foi encontrado 27 galos de briga na carroceria.
O motorista disse à polícia que saiu da Bolívia e seguia para Vila Bela da Santíssima Trindade e que a documentação das aves estava com outro motorista que estava logo atrás.
Em seguida, a polícia abordou um segundo condutor, onde localizou mais 12 galos no porta malas do veículo. Solicitado documentação, o suspeito relatou que possuía, apresentando um Atestado Sanitário e uma Guia de Transito Animal (GTA) do Paraná pelo celular.
Diante das inconsistências documentais e o estado dos animais, os veículos, as aves e suspeitos foram encaminhados e entregues na Delegacia de Polícia Civil de Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade, para investigação e elucidação dos fatos.