Quatro pessoas, sendo um colombiano, dois bolivianos e um brasileiro, foram presas em flagrante durante a operação Guaporé deflagrada pela Polícia Federal para fechar uma mega refinaria na Bolívia durante a segunda-feira (28). O brasileiro detido foi encaminhado com os demais para cidade de Santa Cruz de La Sierra.
Segundo as informações, os entorpecentes que passavam pela refinaria, que fica no meio de uma floresta, eram enviados ao Brasil pela região da fronteira de Mato Grosso.
De acordo com as informações, a região contava com duas pistas de pousos que também seriam usadas para fazer a distribuição da droga. A operação contou com o apoio de policiais bolivianos já que a refinaria fica no país vizinho.
Durante a ação dos agentes, foram encontradas diversas trilhas usadas pelos criminosos. No local foi encontrado pelos policiais bolivianos farto material para o refino, incluindo insumos da mesma natureza daqueles que foram apreendidos em julho de 2021 pela Polícia Civil em Comodoro, além de equipamentos como destilador e um potente gerador, enterrado no subsolo do local e grande quantidade de cocaína que será pesada em Santa Cruz de La Sierra.