As obras de construção de dois contornos rodoviários na BR-163/364, em Juscimeira, região Sul de Mato Grosso, entraram na reta final. Executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras vão trazer mais segurança para os moradores e para os veículos de passeio que trafegam nestes trechos da rodovia, uma vez que será desviado o trânsito de carretas pesadas.
Em Santa Elvira, distrito de Juscimeira, o contorno tem 1,8 quilômetros de extensão e está praticamente concluído, sendo que o tráfego de veículos já está liberado neste trecho, restando apenas o serviço de sinalização vertical.
O segundo contorno tem 7 quilômetros de extensão e vai receber o tráfego pesado que hoje passa por dentro do perímetro urbano de Juscimeira. Mais de 75% da obra já foi concluída e, neste momento, estão em andamento os serviços de pavimentação e lançamento da superestrutura das duas pontes sobre o rio Areia.
Os contornos são primordiais para região sul de Mato Grosso, que utiliza a BR-163 como a principal rota para escoamento da produção do agronegócio. Da região sul mato-grossense, as cargas são escoadas, em sua maioria utilizando o transporte terrestre, até os portos de Santos, de onde os produtos são exportados para fora do país.
A retirada do tráfego pesado da zona urbana permitirá que Juscimeira explore melhor seu potencial turístico. Com muitos balneários com mananciais de águas termais, Juscimeira abriga a segunda maior estância hidrotermal do Centro-Oeste, atraindo turistas de todo o Brasil.
O DNIT trabalha com a previsão de que os contornos sejam finalizados neste primeiro semestre de 2020. As intervenções no trecho entre Jaciara e Rondonópolis integram o maior lote de duplicação da BR-163/MT e estão orçadas em R$ 370 milhões. Até o momento, foram investidos R$ 303 milhões neste lote.