O governador Mauro Mendes vistoriou, na manhã desta segunda-feira (30.09), o andamento das obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller, na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger.

A unidade hospitalar recebe um investimento que chega a R$ 300 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, que destina cerca de R$ 200 milhões, e o Governo Federal.

Durante a coletiva à imprensa, o governador destacou a importância da obra, que estava paralisada desde 2013 e foi retomada pela atual gestão, em 2020.

“Diziam que era um prédio condenado e que não tinha mais jeito, e hoje temos 70% das obras prontas. Nós fizemos um trabalho com a nossa secretaria de Infraestrutura e hoje nós vemos essa obra caminhando para o final”, afirmou Mauro.

O governador explicou que o projeto precisou ser modificado para oferecer uma infraestrutura adequada aos pacientes.

“Concluímos a atualização e revisão do projeto, preparando-o para a fase de licitação, com a valiosa colaboração da Universidade Federal de Mato Grosso. O novo hospital oferecerá mais leitos,l internações e cirurgias, uma expansão significativa em relação à estrutura anterior. A qualidade, a infraestrutura e o tamanho do novo hospital são muito superiores, com a inclusão de leitos, UTIs e uma estrutura moderna, oferecendo um atendimento de excelência à população”, pontuou.

O novo hospital tem 58,3 mil metros quadrados de área construída. A estrutura contará com oito blocos, 228 leitos de internação, 63 leitos de UTI (sendo 18 pediátricos e 25 neonatais), 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, além de outros equipamentos modernos.

O governador ainda destacou que a solução dada pelo Governo do Estado foi crucial para garantir a conclusão da obra, demonstrando o compromisso do estado em fazer a Saúde funcionar.

“O prazo previsto para a finalização é no final do primeiro semestre de 2025. As obras estão em um estágio bastante avançado, e será um belíssimo e grandioso equipamento para a saúde pública que, após a finalização, será entregue à Universidade Federal de Mato Grosso para o curso de medicina e devidos encaminhamentos”, concluiu.

Também estiveram presentes na vistoria o deputado estadual Gilberto Figueiredo, os secretários de Estado Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística) e Laice Souza (Comunicação), além do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Silva.