O Pr. Raimundo Assis e Sandro Barbosa de Souza, representantes da Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, participaram da Tribuna Livre a convite do vereador Kássio Coelho (PODE). Durante a tribuna, discutiram temas relacionados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e agradeceram ao apoio pela liberação da concessão do espaço da comunidade.
O Pr. Raimundo partilhou parte de sua trajetória de vida, relembrando os desafios enfrentados devido ao vício em drogas. Ele destacou que encontrou um novo caminho na Casa de Recuperação Batel, em São Paulo. Em 2007, e iniciou uma ação semelhante em Cuiabá, que precedeu a formação da Tenda de Abraão, e desde então já ajudou centenas de pessoas na recuperação de dependência química.
“Este acolhimento não é só receber a pessoa e dar comida. É uma ação mais séria. Eu aprendi a trabalhar com o ser humano. Essa é uma doença que não tem cura, mas é possível estacioná-la com boa vontade. Hoje, com orgulho, posso dizer que estou há quase três décadas nessa caminhada. Isso não significa que estou curado. Minha distância das drogas e do álcool é do tamanho do meu braço. Todos os dias, preciso ter a força de vontade para dizer não”, declarou o pastor, que hoje lidera a Casa de Recuperação Tenda de Abraão.
Atualmente, a casa, localizada na região do Barreiro Branco, conta com o suporte de 15 computadores, que auxiliam os internos em suas atividades de reabilitação. Raimundo também convidou a comunidade para a inauguração de um sistema de aquaponia, que combina a criação de peixes com o cultivo hiônico de legumes e verduras.
“Na próxima terça-feira (26/11), às 8h, teremos a inauguração oficial do sistema de aquaponia. Esse é mais um sonho que se torna realidade. Conseguimos isso com a ajuda de Deus e do apoio político. Sei que cada um contribuiu com uma parcela para a Tenda de Abraão, mas hoje deixo a ‘cereja do bolo’ para o vereador Kássio Coelho, que nos ajudou a obter, junto ao executivo, o termo de concessão de uso do imóvel”, agradeceu o pastor.
O termo de concessão de uso fortalece a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, permitindo a ampliação das atividades da instituição e beneficiando um maior número de pessoas.
A concessão, válida por 20 anos e passível de prorrogação por mais 20, representa um reconhecimento pelo trabalho realizado pela comunidade terapêutica. A Tenda de Abraão tem sido fundamental no enfrentamento dos desafios ligados à dependência química na região. Cabe a instituição todos os encargos e responsabilidades relacionados à conservação e manutenção do imóvel.
Fundada em 2013, a Tenda de Abraão oferece tratamento a dependentes de álcool e outras drogas. Atualmente, atende 130 homens e 20 mulheres, desenvolvendo projetos de escolarização, cursos profissionalizantes e atendimentos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.